sexta-feira, 6 de junho de 2008

CNPq anuncia normas para propriedade intelectual

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) regulamentou por meio de norma os direitos sobre as criações intelectuais que foram resultados de auxílios e bolsas concedidos pelo Conselho, e também, a participação nos ganhos econômicos da exploração de patente ou direito de proteção. Essa nova decisão visa proteger o conhecimento e a transferência de produtos realizados em ambiente acadêmico para o setor produtivo.

De acordo com a recente norma, a titularidade da patente será de responsabilidade da instituição onde as pesquisas são realizadas. O CNPq terá autoridade na condição de agência de fomento e uma participação nos ganhos econômicos da exploração comercial das criações protegidas. Essa nova regulamentação foi necessária devido ao cenário legal e científico brasileiro precisar de atualização e revitalização da política de Propriedade Intelectual do CNPq.

O processo teve coordenação da vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, em colaboração com a Procuradoria Federal junto a esta agência. Durante dois anos foram realizadas diversas reuniões onde participaram gestores de inovação de renomadas instituições de pesquisa e ensino brasileiras para definir a norma que já está em vigor. Mais informações e a resolução normativa podem ser obtidas no site do CNPq.

Fonte: universia

Prêmios Santander abrem inscrições - Interessados em participar têm até 22 de agosto para enviar projetos


Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para a 4ª Edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e Ciência e Inovação. A iniciativa premiará os melhores projetos de estudantes, professores e pesquisadores universitários cujas idéias inovadoras contribuam para o desenvolvimento sustentável do País. Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas. Neste ano, o Banco Santander irá conceder R$ 350 mil em prêmios sendo R$ 50 mil para cada vencedor das sub-categorias dos prêmios de Empreendedorismo e Ciência e Inovação.


quinta-feira, 5 de junho de 2008

Semana de Gestão Ambiental - USP Leste

De 9 a 11 de junho, o curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, no campus da USP Leste, realizará a Semana de Gestão Ambiental. A semana contará com profissionais na área socioambiental que apresentarão as experiências de vários setores de atuação. Além das conferências e painéis o evento terá mini-cursos e atividades culturais.
Local: USP Leste ( Av. Arlindo Bétio, s/n, em Ermelino Matarazzo (São Paulo - SP)
Informações:http://www4.usp.br/index.php/meio-ambiente/51-meio-ambiente/14657-each-realiza-a-semana-da-gestao-ambiental

Debate: Direitos Autorais na era digital

O evento trará Ronaldo Lemos, diretor do projeto "Creative Commons" no Brasil, e diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV-RJ; Paulo Oliver, presidente da Comissão de Direito da Propriedade Imaterial da OAB-SP; e Carlos Félix Ximenes, diretor de comunicação da Google Brasil, para discutir as novas formas de garantir o acesso democrático à cultura digital, sem prejudicar os direitos do autor.
Data: 10/06/2008
Auditório XI de Agosto / Faculdade de Direito da USP

4º Encontro de Música e Mídia : chamada de Trabalhos

Em sua quarta edição, o Encontro de Música e Mídia terá como tema “O Brasil dos Gilbertos: Gilberto Freyre, João Gilberto, Gilberto Gil e Gilberto Mendes”, quatro nomes que, em diversas perspectivas – musicais, especialmente – apresentam e representam o Brasil do século XX aos dias de hoje, sobretudo através da música: Gilberto Freyre e a questão do hibridismo, mestiçagem, identidade nacional; João Gilberto: um dos nomes mais expressivos da música popular brasileira, consolidou um modelo de interpretação (vocal e instrumental) reconhecido internacionalmente; Gilberto Gil: da Tropicália ao Ministério da Cultura, do experimentalismo musical aos debates sobre direitos autorais; Gilberto Mendes: um dos maiores nomes da música brasileira erudita brasileira, que vem influenciando um número expressivo de compositores de várias gerações, no país e no exterior. O local de realização será a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), que oferecerá a infra-estrutura logística e institucional. A programação, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de setembro de 2008, está voltada ao público universitário e interessados em geral, oferecendo certificados, mediante inscrição e freqüência nas atividades.
Datas importantes:
30 de junho: envio dos resumos
15 de julho: anúncio dos resumos aprovados (por e-mail e na página do MusiMid)
15 de agosto: envio dos textos completos, de acordo com as normas de publicação. O não-atendimento do prazo não excluirá a apresentação do trabalho, mas a sua publicação no CD-ROM das atas do 4º Encontro, registradas com ISBN na Biblioteca Nacional

Fonte: http://www.musimid.mus.br/

Iphan e Unesco fecham acordo de criação do Centro

RIO - O Palácio Gustavo Capanema, prédio modernista do centro do Rio de Janeiro, vai abrigar o Centro de Formação em Patrimônio da América Latina. A proposta foi discutida semana passada, em Paris, França, entre o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e o Diretor do Centro de Patrimônio Mundial da Unesco, Francesco Bandarín. O Centro vai começar a funcionar em 2009.

Segundo entendimentos entre Iphan e Unesco, o local deverá se tornar um núcleo de referência nesse campo de conhecimento, tanto para atender aos países da América Latina, como da África lusófona. Serão oferecidas formações de pós-graduação na área de patrimônio e especializações em gestão cultural, além de outros cursos, como capacitação em restauro.

Centros internacionais

Nos últimos anos, a Unesco apoiou a implantação de centros de patrimônio na China, África e no Oriente Médio. A instituição pretende intensificar os estudos nesse campo de conhecimento, com olhar regional. Além de servir como um espaço de reflexão a respeito de políticas de preservação, os centros se propõem a formar especialistas de vários países de uma mesma região.

No ano passado, o Brasil foi eleito para uma cadeira no Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que delibera sobre o reconhecimento dos Patrimônios da Humanidade. O país atua, hoje, como porta-voz da América Latina nesse Comitê, que irá se reunir entre 2 e 10 de julho, em Quebec, Canadá.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/06/04/e04061866.html


Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions