quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dicionário de Bluteau na web


Grande notícia para pesquisadores: o Vocabulário portuguez e latino de Raphael Bluteau, o primeiro dicionário da língua portuguesa, acaba de ser digitalizado e está disponível na web. Seus dez volumes foram publicados entre 1712 e 1728. Seu autor, o padre Raphael Bluteau (1638-1734) era clérigo regular da Ordem de São Caetano. Filho de pais franceses e nascido em Londres em 1638, Bluteau chegou a Portugal em 1668.
O projeto de digitalização incluiu a criação de um sistema de busca, a partir do qual o usuário pode procurar as palavras com a ortografia do século XVII ou a atualizada.

O Vocabulário integra a construção da biblioteca digital da Brasiliana USP, desenvolvido em parceria pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Biblioteca Guita e José Mindlin. O trabalho durou cerca de um ano e quatro meses e envolveu dois profissionais da área de informática e um estagiário com formação em História, coordenados pela historiadora Márcia Moisés Ribeiro.
Os próximos dicionários a serem digitalizados são o Tesoro de la lengua guarani (1639) de Antonio Ruiz Montoya, o Dicionario histórico e documental (1899) de Souza Viterbo e o Diccionario da língua portuguesa (1813) de Antonio Morais Silva.
Mais informações:
http://www.brasiliana.usp.br/

Na América há 100 mil anos

Arqueóloga Niède Guidon diz que o homem chegou ao Piauí muito antes do que se pensa. Veja também trechos da palestra em vídeo. Pesquisa FAPESP -

Em 1973, a brasileira Niède Guidon, então pesquisadora do Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS) em Paris, era assistente da grande arqueóloga francesa Annete Emperaire, que procurava vestígios do homem mais antigo das Américas. Annete já havia estado na Patagônia e, em solo brasileiro, seu maior interesse era a região de Lagoa Santa, nos arredores de Belo Horizonte, onde se acreditava estarem os resquícios mais antigos de ocupação humana em terras nacionais. “Detesto essa pesquisa para ver quem é o mais antigo. Gosto do Piauí por causa das pinturas (rupestres), que são muito bonitas”, disse então Niède a Annete. “Preparo tudo para você ir a Lagoa Santa, mas vou para o Piauí.” Foi e nunca mais saiu da região de São Raimundo Nonato, no sudeste do estado. Para sua surpresa, além de incontáveis manifestações de arte pré-histórica em mais de mil sítios arqueológicos descobertos, deparou – que ironia – justamente com o que dizia tanto odiar: indícios de presença humana no Nordeste muito mais antigos do que jamais alguém esperaria achar.

Edição Online - 16/06/2008

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions