quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Rede de Educação em Direitos Humanos


O Projeto “Capacitação de educadores da rede básica de ensino em Educação em Direitos Humanos” tem como objeto a promoção de mudanças no sistema educacional de ensino no sentido de implementar uma cultura de Direitos Humanos nas escolas por meio da capacitação de educadores, técnicos e gestores da rede básica de educação, lideranças comunitárias, profissionais das cinco áreas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, junto a quinze estados da federação.Trata-se de uma ação estratégica do eixo Educação Básica do PNEDH, dentro das diretrizes do Plano Mundial de Educação. Coordenado pela Universidade Federal da Paraíba através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, com o apoio da SECAD-MEC, o Projeto tem como parceiro no âmbito nacional o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX.

Arquivos disponíveis para Downloud
(http://www.redhbrasil.net/index.php)
VÍDEOS PARA DOWNLOAD
Módulo 1: EDH na multiplicidade de suas vozes (42 MB)
Módulo 2: O Estado e a Norma (66 MB)
Módulo 3: Apresentação - Globalização Diversidade e Inclusão (500 kB)
Módulo 3: Globalização Diversidade e Inclusão (110 MB)
Módulo 4: Educação em Direitos Humanos na Educação Básica (94 MB)

MÓDULO 1
QUE SÃO DIREITOS HUMANOS (ppt)
O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS (ppt)
O SUJEITO DOS DIREITOS HUMANOS (ppt)
ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA (ppt)
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS (ppt)
O SIGNIFICADO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948 (ppt)
LINHA DE TEMPO (ppt)
DIREITOS HUMANOS, CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUNDAMENTO E VALIDADE DE UM PROJETO POLÍTICO À LUZ DO DESENVOLVIMENTO (ppt)
DIREITOS HUMANOS E MEMÓRIAS (ppt)
PLANEJAMENTO
O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS
O FUNDAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS
O SUJEITO DOS DIREITOS HUMANOS
ÉTICA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
O SIGNIFICADO E AS CONSEQÜÊNCIAS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE 1948
DIREITOS HUMANOS, CONSIDERAÇÕES SOBRE O FUNDAMENTO E VALIDADE DE UM PROJETO POLÍTICO À LUZ DO DESENVOLVIMENTO
DIREITOS HUMANOS E MEMÓRIAS
OFICINA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIFICATIVA
CADASTRO INSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
AVALIAÇÃO DO MÓDULO 1

MÓDULO 2
VIVER A DEMOCRACIA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA (ppt)
PNDH E PNEDH: FONTES E ARTICULAÇÕES (ppt)
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS VERSÃO 2 (2006) (ppt)
ESQUEMA GERAL PARA A ESTRUTURAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (ppt)
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS E MARCOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS DOS DIREITOS HUMANOS DO TRABALHADOR (ppt)
VIVER A DEMOCRACIA: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PNDH E PNEDH: FONTES E ARTICULAÇÕES
PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM E PARA DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS E MARCOS JURÍDICOS INTERNACIONAIS DOS DIREITOS HUMANOS DO TRABALHADOR
ATIVIDADE I
ATIVIDADE II
ATIVIDADE III

MÓDULO 3
Dinâmica/questões geradoras
Mapas Conceituais (ppt)
Globalização e Multiculturalismo (ppt)
Diversidade Étnica (ppt)
Diversidade cultural (ppt)
Diversidade de Gênero (ppt)
Diversidade de Orientação Sexual (ppt)
Diversidade Geracional: criança e adolescente e idosos (ppt)
Diversidade por Deficiências (ppt)
Diversidade Religiosa (ppt)
Mídia e Direitos Humanos (ppt)
Direitos Humanos e Cultura (ppt)
PLANEJAMENTO
Nós e Eles: etnia, etnicidade, etnocentrismo
Diversidade Cultural ou conversas a propósito do Brasil Plural
DIVERSIDADE DE GÊNERO – MULHERES
Modernidade, Globalização e Diversidade Cultural
DIGNIDADE SEXUAL E DIVERSIDADE HUMANA: cidadania e respeito para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT)
Histórias da Infância e do mundo adulto
MÍDIA E DIREITOS HUMANOS
DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO NAS ESCOLAS
DIVERSIDADE RELIGIOSA

MÓDULO 4
Educação em e para os direitos humanos: conquista e direito – Nazaré Zenaide (ppt)
Democracia e direitos humanos: reflexões para os jovens – Victoria Benevides (ppt)
A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar – Ulisses Araújo (ppt)
A escola como espaço de emancipação dos sujeitos – Eduardo Bittar (ppt)
O diálogo na construção do currículo em EDH – José Francisco de Melo Neto (ppt)
EDH, currículo e estratégias metodológicas – Vera Candau (ppt)
Formação de educadores em Direitos Humanos – Susana Sacavino (ppt)
Metodologias participativas em EDH – José Francisco de Melo Neto (ppt)
Planejamento
Educação em e para os direitos humanos: conquista e direito – Nazaré Zenaide
Democracia e direitos humanos: reflexões para os jovens – Victoria Benevides
A escola como espaço de socialização da cultura – Adelaide Alves Dias
A construção da cidadania e de relações democráticas no cotidiano escolar – Ulisses Araújo
A escola como espaço de emancipação dos sujeitos – Eduardo Bittar
O diálogo na construção do currículo em EDH – José Francisco de Melo Neto
EDH, currículo e estratégias metodológicas – Vera Candau
Formação de educadores em Direitos Humanos – Susana Sacavino
Metodologias participativas em EDH – José Francisco de Melo Neto
CONVENÇÃO SOBRE A PROTEÇÃO E PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS
SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES GERAIS DA EDUCAÇÃO EM
DIREITOS HUMANOS
SALTO PARA O FUTURO: ÉTICA E CIDADANIA.
SALTO PARA O FUTURO: DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Ficha catalográfica
Expediente
Texto contracapa
Texto orelha
Prefácio
Apresentação
Introdução
Sobre os autores (PDF Autores)
LEI MARIA DA PENHA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

terça-feira, 25 de novembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

Apoio à produção de jóias artesanais de Natividade


O projeto “Jóias Artesanais de Natividade” estimula à produção dos ourives da cidade de Natividade, no estado do Tocantins, garantido a transmissão do ofício da joalheria segundo a técnica da filigrana.
A ourivesaria com influência portuguesa é uma atividade presente na história em Natividade. Esta é conhecida como a cidade do ouro e do uso de jóias artesanais pela sua população. A demanda pelos produtos cresceu bastante nos últimos 10 anos e existe um mercado a ser explorado. A razão deste fomento no mercado de jóias deve-se, principalmente, a ações de sociedade organizada, como a Associação Comunitária Cultural de Natividade que desde de 1996 busca resgatar e repassar o conhecimento da confecção das jóias tradicionais em ouro e prata.

Por intermédio de parcerias, montou-se a oficina-escola Ourivesaria Mestre Juvenal. Atualmente, o risco de desaparecimento das técnicas seculares de confecção de jóias foi eliminado e várias peças que não se produziam, foram resgatadas. O numero de artesãos trabalhando cresceu 350%. Os envolvidos são jovens que não tinham oportunidades de se profissionalizar e atualmente possuem uma renda que colabora com a melhoria da qualidade de vida de suas famílias.

O projeto “Jóias Artesanais de Natividade” foi pertinente na medida em que proporcionou um planejamento de longo prazo visando fortalecer a ourivesaria tradicional como atividade econômica.

Para conhecer mais, clique no título....

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