domingo, 1 de fevereiro de 2009

Revista Museologia e Patrimônio


É com satisfação que apresentamos o primeiro número de Museologia e Patrimônio, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS, desenvolvido em conjunto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Editada semestralmente, a Revista destina-se à exploração e apresentação das múltiplas dimensões do patrimônio como sistema simbólico; e da Museologia, como campo disciplinar que se constitui/reconstitui na interface entre os demais saberes e práticas sociais.
As informações veiculadas pela Revista focalizarão especialmente as relações entre patrimônio, museu, conhecimento humano e práticas culturais, em diferentes tempos e espaços - através da divulgação de artigos científicos originais e inéditos, resultantes de pesquisas no campo da Museologia e dos estudos patrimoniais; comunicações, estudos de caso, artigos de revisão e artigos de opinião sobre temas de interesse para a Museologia e o patrimônio; resenhas de livros, teses e dissertações considerados relevantes para o campo; e reapresentação de trabalhos emblemáticos, que tenham contribuído para a história do pensamento sobre o patrimônio e o Museu.
Do ponto de vista teórico, consideramos patrimônio e museu como conceitos apreendidos em processo, constantemente reatualizados pelos especialistas do campo. Esses movimentos resultam de debates apoiados em algumas questões centrais, tais como: o caráter intangível do patrimônio e a essência fenomênica do museu; as implicações sociais da herança cultural e a necessidade de aceitação da Diferença; a relação entre a ampliação e difusão do conceito de patrimônio; e a importância dos museus e do patrimônio para a sociedade contemporânea, especialmente no que se refere às novas tecnologias da informação e da comunicação.
Igualmente importante é a análise das práticas ditas museológicas e/ou patrimoniais, na sua relação com as práticas sociais e com os sistemas de valores das diferentes sociedades; é nesse encontro que se definem o substrato ético dessas práticas, bem como as políticas e diretrizes de ação para o campo. Nesta análise, ganham especial relevância os estudos diretamente relacionados às funções do Museu: investigação, documentação, conservação, interpretação, gestão dos patrimônios.
Para este primeiro número, convidamos renomados especialistas para abrir os debates sobre os temas de interesse da Revista. Apresentamos ainda uma versão em português do emblemático artigo de Zbynĕk Z. Stránský sobre o tema “Museology – science or just practical museum work?”, publicado pelo ICOFOM em 1980, no Museological Working Papers – MuWop No. 01; e também os resumos das seis primeiras dissertações de Mestrado em Museologia e Patrimônio defendidas em nossa Região.

Museologia e Patrimônio é uma revista acadêmica, com sistema de avaliação a cargo de um Corpo Editorial integrado por especialistas de diferentes países. Aceita contribuições inéditas nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Salvo exceções, os artigos submetidos serão editados nos idiomas de origem.

Teresa Scheiner - Editora

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions