sábado, 22 de agosto de 2009

Cachoeira/Bahia debate Educação Patrimonial


Salvador - Conhecer, examinar, diagnosticar patologias e prescrever tratamentos. Até parece consultório médico. Mas, os pacientes não são seres humanos e, sim, papéis. Essas são algumas das muitas etapas da Oficina de Conservação em Papel que o Programa de Educação Patrimonial (PEP) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) promove na Bahia.

Desde 2007, mais de 30 municípios receberam os técnicos do Ipac para atividades que abordam vistorias, orientações, restauração de bens culturais, ações educativas e de conscientização pela preservação do patrimônio cultural, sejam eles imateriais, como as manifestações populares – festas religiosas -, ou materiais, como edificações de importância arquitetônico-histórica, documentos antigos, quadros, imagens sacras ou monumentos. Andaraí, Seabra, Ituberá, Caetité, Jacobina, Senhor do Bonfim e Morro do Chapéu já foram visitados pelo PEP/Ipac. São Félix e Cachoeira, a cerca de 100 km de Salvador, municípios do Recôncavo baiano e da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu, são os mais recentes a receber essas ações, já que sediam, até 25 deste mês, o PEP/Ipac, que congrega, além das oficinas de papel, exposições, cursos e pesquisas para registro de bens culturais.

Segundo o diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, essas ações são fundamentais em todos os municípios, mas, principalmente, em cidades que recebem grandes aportes de recursos para a restauração de seus patrimônios. “A preservação do que já foi restaurado só é possível se a sociedade civil entende a importância do patrimônio e assume, juntamente com os poderes públicos, essa responsabilidade”, alerta Mendonça.
Fonte: Jornal da Mídia
Para continuar lendo clique no título

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions