sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Campinas de muitos caminhos - a história do comércio contada pelo SESC e pelo Museu da Pessoa





O projeto Memórias do Comércio – iniciativa do SESC São Paulo e realização do Museu da Pessoa – teve início em 1994. Desde então foram produzidos pesquisas e livros sobre o comércio da cidade de São Paulo, da região de Araraquara e São Carlos, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba e, o mais recente, de Campinas. Além dos registros histórico e documental, obtidos por meio da pesquisa em acervos públicos e privados, a intenção maior do projeto é contar a história do desenvolvimento do comércio do ponto de vista de seus protagonistas: as pessoas – os homens e as mulheres que se dedicam por talento e vocação à atividade comercial, um dos motores do progresso econômico, em especial no Estado de São Paulo.
Valorizar as histórias de vida e tratá-las como elementos constitutivos da memória social é o escopo principal do trabalho do Museu da Pessoa. Cada história de vida tem seu valor singular e condensa uma visão específica sobre a realidade em que se insere. O conjunto dessas histórias tem o dom de oferecer um painel rico e variado, que transcende a frieza do registro burocrático. A sistematização das experiências e memórias de trabalho que surgem nos depoimentos permite a construção de nexos originais no relato histórico, pois que abonados pela vivência dos próprios agentes dessa história. Daí o valor atribuído neste Campinas de muitos caminhos aos personagens vivem o dia-a-dia do comércio campineiro.

As histórias e os testemunhos aqui reunidos ajudam a compreender a dinâmica do desenvolvimento comercial de Campinas e a pujança de sua Região Metropolitana. E o passado que a memória revela é absolutamente coerente com tempo presente do comércio local, cujo progresso aponta para a construção do melhor futuro para a região e para as pessoas que nela vivem. A consulta ao site pode ser feita visitando as páginas dos personagens que nos ajudaram a contar essa história, ou pelas cidadespesquisadas e ainda pela linha do tempo que descreve os principais marcos da história do comércio, em toda a Região Metropolitana. por exemplo. Qualquer que seja a navegação, será possível encontrar um grande acervo de imagens, cedidas pelos próprios depoentes ou colhidas em arquivos institucionais. Também estão no site fotografias feitas especialmente para o projeto, de forma a mostrar a Campinas de hoje. Vale à pena conferir a seção com dicas de leitura onde organizamos e recomendamos sites, acervos consultados, pesquisas sobre iconografia e videografia, livros, artigos e periódicos. Esperamos que este trabalho auxilie na execução de novas pesquisas.
Para saber + clique no título...

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions