quinta-feira, 9 de abril de 2009

Condomínio de 24 blogs de ciência vira braço nacional do portal americano ScienceBlogs


Pesquisa FAPESP - Em agosto do ano passado, dois jovens biólogos formados pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), Carlos Hotta e Atila Iamarino, resolveram montar um pequeno portal reunindo blogs sobre ciência. Nascia o Lablogatórios, que rapidamente chegou à marca de 24 blogs abrigados debaixo de seu guarda-chuva. No último dia 17, o condomínio de blogs, para usar um termo apreciado pela dupla, mudou de nome e ganhou um empurrão internacional em sua recente trajetória: virou o braço brasileiro do ScienceBlogs, uma rede com mais de 60 blogs de ciência em inglês criada nos Estados Unidos em 2006 que faz parte do Seed Media Group, também dono da revista Seed, de divulgação científica. "Passamos a ser uma franquia deles", diz Hotta, 29 anos, que estuda a biologia da cana-de-açúcar em seu pós-doutorado na USP e escreve no blog Brontossauros em meu Jardim. "Ninguém vive dos blogs, mas queremos ser mais profissionais", afirma Iamarino, que faz doutorado na USP sobre a genética evolutiva do vírus da Aids e mantém o blog Rainha Vermelha.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CRESPIAL manifesta interesse em estabelecer parceria com o Centro de Formação em Gestão do Patrimônio


Durante as reuniões do Comitê Executivo e do Conselho de Administração do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (CRESPIAL), realizadas na cidade de Cuzco, no Peru, de 24 a 27 de março, o representante do Brasil comunicou aos outros membros do Conselho o desenvolvimento do projeto do governo brasileiro junto à UNESCO, que tem por objetivo a criação do Centro Regional de Formação para a Gestão do Patrimônio. Esse Centro será sediado no Rio de Janeiro e conta com o apoio dos países do MERCOSUL e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil tem interesse em estabelecer articulações com o CRESPIAL para possíveis iniciativas conjuntas na área de capacitação de gestores do patrimônio de cultural imaterial.
Fonte: Ascom/Arin
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Edital Memória do Mundo do Brasil 2009

Foi lançado edital para a candidatura de acervos documentais brasileiros à nominação no Registro Memória do Mundo. Entre os propósitos do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco - MOWBrasil - está o de promover a proteção especial de acervos documentais de interesse nacional, assim como estimular sua preservação e acesso. As inscrições de candidaturas para nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil podem ser feitas até 30 de junho e a iniciativa poderá contemplar até dez documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística ou bibliográfica, custodiados em território nacional e de relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira. O documento ou conjunto documental pode ser tanto textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo ou registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital. Poderão propor candidatura, individualmente ou em grupo, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Não serão aceitas candidaturas que tenham por objetivo mais de um fundo documental ou mais de uma coleção, no caso de acervo bibliográfico. As candidaturas devem ser encaminhadas para o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo do Brasil - MOW Brasil, Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil - 2009, com o seguinte endereçamento: Arquivo Nacional, Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, nº 173 - Centro, CEP 20211-350, Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: IPHAN
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domingo, 5 de abril de 2009

Preservação do Patrimônio Cultural - Ética e Responsabilidade Social - 13 a 17 de abril de 2009 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Com palestras, oficinas, exposição, feira de equipamentos e materiais, ciclo de cinema e roteiros de viagem, o XIII Congresso da Abracor - Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais é mais do que uma oportunidade para debates sobre a atividade e seus profissionais. A programação, de 13 a 17 de abril, convida a comunidade para uma reflexão sobre a importância da preservação de bens artísticos e culturais. Sob o tema Preservação do Patrimônio Cultural - Ética e Responsabilidade Social, o congresso se realiza em Porto Alegre com a participação de especialistas de países como Brasil, França, Espanha e Alemanha.
De 13 a 17 de abril de 2009 - Porto Alegre – RS | Campus central da Ufrgs, Salão de Atos (Rua Paulo Gama, 110)
Fonte: Portal Fator Brasil
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Biblioteca popular de Cravinhos é formada por publicações que teriam a lixeira de um condomínio da cidade de Ribeirão Preto como destino


Sebastião Silvestre Morais Filho, zelador de um prédio de apartamentos em Ribeirão Preto, conseguiu montar uma biblioteca com 6 mil volumes, que leva o prazer da leitura a adultos, adolescentes e crianças. Aqueles livros esquecidos na estante, ou revistas que iam para o lixo, se transformam em cultura e lazer para cidadãos carentes. Até o ano passado, o acervo era levado para praças públicas. A Prefeitura de Cravinhos (cidade onde mora o zelador), montava a tenda com mesinhas e oferecia uma Kombi para levar as publicações de um lado para outro. Mas o projeto cresceu demais. A coleção conta, atualmente, com grandes clássicos da literatura e documentários, impecáveis e com capa dura, oferecidos por gente sensibilizada com a iniciativa. Hoje, o zelador acomoda as doações que chegam sem parar em um cômodo acanhado, no subsolo do condomínio residencial Plaza Tower, onde ele trabalha, no elegante bairro de Santa Cruz. Os moradores, que entram e saem em carros importados, se acostumaram com o fato inusitado de ver o modesto zelador como o centro das atenções de câmeras e microfones. Mas, com o maior prazer, todos se rendem ao papel de coadjuvantes. Juízes, advogados, artistas a atletas, por exemplo, se ofereceram para executar a nova etapa do projeto: a construção da Biblioteca da Calçada, espaço fixo para a organização e a exposição dos livros.
Rogério Verzignasse da AGENCIA ANHANGUERA

Adolescentes aplicam técnicas aprendidas na USP para preparar futuro centro de memória da EE Tomás Alves/Sousas


Enquanto os colegas se preparam para o vestibular, cinco estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Tomás Alves, no distrito de Sousas, em Campinas, participam de uma atividade complementar aos estudos. As garotas trabalham na restauração de livros, fotos e arquivos da escola, que este ano completou 91 anos. Erika Wolner, de 17 anos, Marta Barbieri, de 15, Karen Teixeira Silva, de 16, Letícia Gasparin, de 15, e Desireè de Moraes, de 17, participam desde outubro do ano passado do curso de pré-iniciação científica do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

A ideia de inscrever as estudantes na seletiva para o curso, que tem duração de um ano, partiu da professora Rosângela Cristina Gonçalves, que dá aulas de história na escola há seis anos. “Estávamos no período de férias e mandei os nomes delas porque são ótimas alunas, têm notas entre 7 e 10 em todas as disciplinas”, disse Rosângela. Para alegria da educadora, todas foram aceitas pela USP e concordaram em participar do curso. As garotas vão a São Paulo toda segunda-feira à tarde. Lá, aprendem a manusear, higienizar, acondicionar e proteger arquivos escolares. Entre os documentos da escola Dr. Tomás Alves que já recuperaram está um livro de 1918, ano da fundação da escola, usado para registrar as nomeações e licenças dos funcionários. “Limpamos as páginas e encapamos com papel especial para evitar o desgaste da capa original”, explicou Karen, que está no terceiro ano do Ensino Médio.

Segundo a pesquisadora da USP Nathalia Luque Vazquez, o curso ensina a preservar arquivos, livros, fotos e outros documentos históricos. “A ideia é aproximar os estudantes da área de pesquisa”, disse Nathalia, que acompanhará a montagem de um centro de memória da escola. Segundo Rosângela, o principal objetivo da criação desse centro de memória é a preocupação em manter a história da escola viva, como um espaço valorizado pelos funcionários, estudantes e pela comunidade. A sala já foi disponibilizada pela escola e deve ser inaugurada em novembro. “Os documentos contam a história da escola”, disse Marta, que está no segundo ano.

Além da capacitação das estudantes, o resgate da história da escola irá proporcionar o uso das informações por toda a comunidade. “Minha mãe e meu avô estudaram no Tomás Alves também e estão nos ajudando com relatos”, disse Desireè, que faz o terceiro ano. Erika, também aluna do terceiro ano, comemora o fato de ter contato com a USP, além de aprender sobre o local onde estuda. “Tomei consciência da importância da história da escola para a comunidade e para Campinas”, disse. A única ressalva que a estudante faz com relação ao programa é relacionada ao valor da bolsa-auxílio. “É insuficiente. Gastamos R$ 50,00 por dia de curso com transporte e alimentação”, disse Erika. Durante o trabalho, as estudantes pretendem captar material de ex-estudantes e moradores de Sousas e irão treinar outros alunos para fazer o mesmo trabalho. “Eu não tinha ideia de quanto os documentos da escola poderiam nos ensinar. Várias pessoas vieram nos procurar, contar histórias, mostrar fotos”, afirmou Letícia, do segundo ano.
Fernanda Nogueira de Souza da AGÊNCIA ANHANGUERA

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