quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um convite: vamos prestigiar uma das mais antigas e tradicionais associações da comunidade negra de Campinas? O convite está aberto a todos. Basta aparecer...

domingo, 19 de julho de 2009

41º Festival de Inverno da UFMG - Diamantina, 19 a 30 de julho de 2009






De 19 a 30 de julho, as praças, ruas e casarões antigos de Diamantina, além de teatros e auditórios, vão ser palco das atrações do 41° Festival de Inverno da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Na programação estão espetáculos teatrais, musicais, exposições, exibição de filmes e seminário. A primeira atração do evento é o espetáculo musical "Concerto para Diamantina", no dia 19, às 21 horas.

Na segunda-feira, 20 de julho, às 10 horas acontece a abertura oficial do Festival de Inverno. Às 16 horas, o grupo Galpão Cine Horto apresenta o espetáculo teatral "Sonho de uma noite de São João". No domingo, 26 de julho, é a vez da peça "Till, a saga de um herói morto" em temporada de estréia.

Segundo o coordenador de programação do evento Ernani Maleta, a programação deste ano traz um diálogo entre arte contemporânea e tradição. "O contemporâneo só sobrevive por causa da tradição. Um não exclui o outro", afirma. No dia 29, por exemplo, acontece o show musical "Formosas" com Babaya, Celinha Braga e Lu Braga que resgatam sambas conhecidos. Já no dia 30, quem se apresenta é o DJ Robinho, que leva a Diamantina música eletrônica.

O tema Traduções é ao mesmo tempo conceito e justificativa do Festival, pois busca revelar uma dimensão indispensável da arte contemporânea: como a multiplicidade de temas, de formas e linguagens é definitivamente instalada no universo da arte, torna-se indispensável o trabalho de articulação de todas elas entre si, buscando uma potência significativa para a manifestação artística.

O evento oferece Oficinas e Cursos de Artes Cênicas, Artes Literárias, Artes Musicais, Artes Visuais I, Artes Visuais II e Projetos Especiais, além do Seminário "Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações" - 20 e 21 de julho

Realização: Diretoria de Ação Cultural da UFMG
Fontes: Universia Brasil e Mais Museus
Para saber + clique no título, além de buscar informações em: http://www.ufmg.br/online/arquivos/012388.shtml

`DocBuenos Aires` inscreve até 31 de julho Versão Espanhol

Produtores latino americanos independentes têm até o dia 31 de julho para inscrever seus projetos e documentários no 9º DocBuenos Aires, oficina e mostra internacional que ocorrerá de 15 a 25 de outubro na capital Argentina. Os projetos dos documentaristas brasileiros, em formato Adobe PDF, devem ser inscritos - mencionando o título do projeto e ‘9º DocBsAs’ no campo Assunto - na Gerência Internacional da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), no seguinte endereço eletrônico: sav.internacional@cultura.gov.br.

Fórum DocBsAs
Uma comissão interna da Secretaria do Audiovisual selecionará cinco projetos e, posteriormente, o júri do DocBsAs escolherá dois projetos que participarão de uma oficina para aperfeiçoar e finalizar o documentário com qualidade e, posteriormente, distribuir e exibir o filme no mercado mundial. Neste ano a oficina ocorre durante o mercado latino americano Ventana Sur, de 24 a 30 de novembro.

Mostra DocBsAs
Já os documentários prontos - que devem ser inéditos em Buenos Aires e terem sido realizados entre 2008 e 2009 - devem ser inscritos nos seguintes endereços: www.docbsas.com.ar/muestra-inscripcion.htm ou docbsas@docbsas.com.ar. Uma vez selecionado o filme que representará o Brasil, este será exibido em uma mostra não competitiva para um público atento às novas tendências e ávido por produções de qualidade. A SAv/MinC oferece o Prêmio Mercosul para o melhor documentário experimental oriundo dos países do Bloco, no valor de € 2.000 (dois mil euros). O Fórum Doc Buenos Aires é um dos espaços mais importantes para o documentário da América Latina, pois oferece a oportunidade do documentarista ter o seu projeto discutido e avaliado por especialistas da área, além de poder exibir seus filmes para um público exigente.
Fonte: DocBsAs e Ascom SAv/MinC - Jane de Alencar/http://www.revistamuseu.com.br/noticias
Para saber + clique no título

O segundo número de ParaTodos....

A Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC) comunica que já está disponível na internet, no portal da Prefeitura Municipal, o segundo número do paraTODOS - Folheto do patrimônio cultural de Campinas. Nessa edição, comemorativa dos 235 anos da cidade, completados ontem, dia 14 de julho, o folheto conta um pouco sobre a história do Largo e da Capela de Santa Cruz, no bairro Cambuí. Juntos, formam um dos poucos conjuntos da época da fundação de Campinas que ainda existem.

Informamos ainda que, em função das sugestões recebidas, o site recebeu modificações visando facilitar a navegação e a localização de cada um dos paraTODOS. Também foram adicionadas dicas sobre a impressão frente e verso dos folhetos. Fale conosco. Se você quer enviar críticas, sugestões para os próximos paraTODOS, ou ainda tirar suas dúvidas sobre o patrimônio cultural de Campinas, escreva para folhetoparatodos@gmail.com. Se você não deseja mais receber os informes do folheto paraTODOS da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural de Campinas, escreva para folhetoparatodos@gmail.com, com o assunto “Retirar”.

Contato
Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural
Estação Cultura - Praça Mal Floriano Peixoto, s/n
Centro, Campinas/SP, CEP 13013-120
F: (19) 3705-8020
(19) 3705-8112
folhetoparatodos@gmail.com
Para saber + clique no título

Cursos de pós Graduação em Bens Culturais e Gestão Cultural - CPDOC

Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais

O Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais pretende qualificar profissionalmente aqueles que, tendo concluído o curso de graduação, atuem ou queiram atuar no planejamento, elaboração, desenvolvimento, gestão, assessoramento, difusão, acompanhamento ou avaliação de atividades e propostas voltadas para bens culturais - como acervos, patrimônio, centros de memória e de cultura, exposições e eventos - ou para projetos sociais - em especial aqueles que tomam a cultura como via privilegiada para o desenvolvimento da cidadania e para a redução da exclusão social.


MBA EM BENS CULTURAIS: CULTURA, ECONOMIA E GESTÃO

Um curso inovador que alia excelência acadêmica e foco no mercado de bens culturais. O aluno estará habilitado a aplicar o conhecimento produzido pela FGV em Ciências Sociais, Economia e História a uma das áreas mais dinâmicas do mundo contemporâneo. O curso foi concebido e será coordenado em parceria por duas escolas da FGV - o CPDOC/Escola Superior de Ciências Sociais e a Escola de Economia de São Paulo.


MBA EM GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL
(Início previsto para 14 SETEMBRO DE 2009 - RIO)

O MBA em Gestão e Produção Cultural oferece um elenco de disciplinas especialmente voltado para a formação do profissional da área de cultura, tanto no âmbito público quanto privado, seja ele gestor de organizações, produtor cultural ou formulador de políticas para o setor.


CINEMA DOCUMENTÁRIO
(Início previsto para 14/09/2009 - RIO | 29/08/2009 - SÃO PAULO)

A Pós-Graduação em Cinema Documentário, de coordenação acadêmica de Eduardo Escorel, combina a experiência dos professores do Centro de Pesquisa e Documentação de Histórica Contemporânea do Brasil (CPDOC) e de profissionais de cinema que, além de produzirem documentários, têm reflexão intelectual sobre o gênero. O Programa fornece bases teórica e prática para os interessados em realização e pesquisa na área de Cinema Documentário. O curso oferece acompanhamento constante por parte dos professores, que ajudarão os alunos a elaborar, até o fim do curso, um projeto de filme documentário pronto a ser submetido a financiamento.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions