domingo, 6 de dezembro de 2009

8ª Edição Feira Cultural Preta 2009/SP



Outra vez a cidade de São Paulo recebe um dos maiores eventos de valorização e apreciação da cultura negra. O tradicional encontro nacionalmente conhecido como Feira Preta Cultural acontece no dia 13 de dezembro, das 12h às 22h, no Palácio das Convenções do Anhembi.

Nesta 8º edição o tema será: “Heranças Compartilhadas Negros e Índios”. Com esta temática abordamos duas culturas que tiveram que reagir se defender, resistir e tentar revidar para não sucumbir. Tanto o negro quanto o índio influenciaram com seus cânticos, artes, danças e religiões parte do que é produzido pela cultura contemporânea brasileira. Segundo Adriana Barbosa, idealizadora do projeto, a intenção é proporcionar ao público reflexão sobre duas culturas importantes na construção da nossa sociedade.

A programação cultural de 2009 será marcada pela diversidade. Artistas plásticos, literários, cineastas, religiosos, estilistas, dançarinos, entre outros produtores de cultura que celebram esta riqueza.

O público será convidado a interagir com as artistas por meio de oficinas, bate-papo, desfiles e manifestações culturais. E mais: na Passarela da Preta, a marca de roupas Balaco traz em sua coleção a visão estética da mistura do negro com o índio.

No Palco Alternativo o espaço estará livre para experiências sonoras e a artistas underground. No Microfone da Preta, ambiente de troca de idéias, os visitantes terão o microfone aberto para expressar seus pensamentos.

A Feira conta ainda uma série de palestras e oficinas culturais nas áreas de gestão de negócios, empreendedorismo, política pública, turismo étnico, educação entre outros temas relevantes.

Espaços Culturais, Mercado da Preta e Degustasom com o Boteco Vila do Samba e atrações musicais com a Liga do Samba Rock: Clube do Balanço, Opalas e Sandálias juntos no mesmo espetáculo musical. O encontro que recebe cerca de 10 mil pessoas em cada edição, é conhecido por reunir música, dança moda, culinária, literatura, cinema e outros elementos da cultura negra em um só local.

>> Confira a Programação Completa e participe

Feira Preta Cultural 2009

Data: 13 /12/2009 das 12hrs as 22hrs
Local: Palácio das Convenções - Anhembi - São Paulo
Telefones: (11) 3031-2374
Sites: www.feirapreta.com.br / http://feirapreta.ning.com
Fonte: Banco Cultural

Publicada portaria do Prêmio Capes de Teses 2009



Fonte: CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 152, que trata da edição de 2009 dos Prêmios Capes de Teses. O Prêmio será outorgado para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento, depositada no banco de teses e aprovada em 2008 nos cursos adimplentes e reconhecidos pelo MEC. A premiação consiste em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, segundo as normas de seus programas regulares; e distinções a serem outorgadas ao programa em que foi defendida a tese e ao co-orientador da tese.
Grande Prêmio
O Grande Prêmio Capes de Teses será outorgado para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e na área de Ensino de Ciências. Nesta quarta edição, serão dadas as seguintes denominações aos Grandes Prêmios: Grande Prêmio Capes de Teses José Leite Lopes, para o conjunto das grandes áreas de Engenharias e Ciências Exatas e da Terra; Grande Prêmio Capes de Teses Lucio Costa, para Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes; e Grande Prêmio Capes de Teses Carlos Chagas, para Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias. O Grande Prêmio de Teses consistirá em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes, segundo as normas de seus programas regulares; e distinções a serem outorgadas ao programa em que foi defendida a tese e ao co-orientador da tese.
O prazo para usufruto das bolsas do Prêmio e do Grande Prêmio Capes de Teses é de dois anos, improrrogáveis, a contar da data de divulgação oficial do resultado da premiação.
Seleção
A Capes divulgará posteriormente o calendário para as inscrições das teses, o processo de seleção e a entrega dos prêmios. O processo de seleção se inicia no programa de pós-graduação, que indica uma tese defendida no ano de 2008, que atenda aos requisitos do prêmio, e encaminha-a em formato eletrônico. Cada programa de doutorado pode indicar apenas uma tese para o concurso.

Correo de la UNESCO 2009 - número 9: Memoria e historia

Desde las dictaduras atroces del Cono Sur de América Latina, la República Dominicana y Camboya hasta la exterminación del reino de los burgundos, pasando por la "Ilustración" coreana, los fastos y secretos del reino malgache, la saga de los bosquimanos del Kalahari y el fracaso constructivo de la Sociedad de Naciones, la memoria y la historia se abren camino en los artículos de este número para revelarnos la extraordinaria riqueza del patrimonio documental de la humanidad.
Para saber + clique no título

Série conta história do mundo com relíquias do Museu Britânico


Uma série de programas de rádio da BBC na Grã-Bretanha pretende analisar a história da humanidade por meio de cem objetos e relíquias do acervo do Museu Britânico, em Londres. Fazem parte desta lista desde relíquias da pré-História, como um machado de pedra com mais de 1,2 milhões de anos, a objetos comuns dos dias atuais, como o cartão de crédito. Cada artefato será tema de um programa com duração de 15 minutos, no qual historiadores vão explicar sua importância para se entender como viviam e como evoluíram os povos ao redor do mundo.
A série estreia na Grã-Bretanha em 18 de janeiro de 2010, na Radio 4 da BBC.
Para saber + clique no título

Museu Nacional de Arqueologia/Portugal disponibiliza online informações de sítios arqueológicos do país




Nesta página você pode visualizar algumas das mais importantes peças da arqueologia portuguesa representativas de todas as culturas e períodos desde o Paleolítico à Época Medieval. Podem ser consultadas por proveniência, categoria, tipologia, cronologia e colecções em geral.

Fundado em 1893 por José Leite de Vasconcelos, com a designação de “Museu Etnográfico Português” e dotado de um programa em que passado e presente, arqueologia e etnologia, se procuravam reunir num só conceito comunicacional, o actual Museu Nacional de Arqueologia (MNA) mantém no essencial o propósito programático que esteve na sua origem, reduzindo-o, porém, em termos cronológicos. A especialização disciplinar e o desenvolvimento social a que se assistiu em mais de um século de existência, levaram o MNA a concentrar-se na sua vertente arqueológica, tendo como terreno específico a apresentação aos públicos nacionais e estrangeiros de repositórios actualizados da ocupação humana no território português, desde as origens do povoamento, até à fundação da nacionalidade. Para o efeito, o MNA detém a mais importante colecção arqueológica portuguesa, cobrindo todos os períodos históricos indicados, em praticamente todas as regiões do País. E possui também poderosos instrumentos para o seu estudo e valorização: serviços de inventário, biblioteca e edições próprias, laboratórios, espaços de investigação, serviços educativos e de extensão cultural... Para o MNA não existe um público, mas públicos diversificados. Tão importantes como o visitante ocasional, sempre bem-vindo e certamente o mais numeroso frequentador do Museu, são numerosos outros utilizadores, com níveis de exigência que o Museu procura satisfazer: crianças ou jovens para quem se organizam fichas, ateliers educativos, leitores para quem se dispõe de uma das mais completas bibliotecas de arqueologia portuguesas, investigadores nacionais e estrangeiros, que recebem autorização e facilidades para o estudo de colecções. Especial atenção é dada aos membros do Grupo de Amigos do MNA, que muito contribuem igualmente, com as suas múltiplas actividades (cursos e conferencias, edições didácticas, visitas de estudo, etc.), para o enriquecimento da nossa secular instituição.
Para saber + clique no título


Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions