sábado, 13 de fevereiro de 2010

História de Brasília contada em arquivos


História de Brasília contada em arquivos

Acervo de órgão conta os 50 anos da capital federal, em uma viagem que retrata da construção da cidade até os dias atuais
Juscelino Kubitschek realizou a primeira missa em Brasília, no dia 3 de maio de 1957. O então presidente da República pediu que Oscar Niemeyer fizesse o projeto de um toldo para abrigar mais de 15 mil pessoas que estiveram presentes. “Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce”, disse JK. Do projeto à construção. Do sonho à consolidação. Todos os trechos de uma das histórias mais importantes do país fazem parte do Arquivo Público do Distrito Federal, que retrata em fotos, vídeos, manuscritos, banners e documentos todo o processo de criação da capital do Brasil.Criado em 1985, o órgão tem a missão de recolher, preservar e dar acesso a documentos arquivísticos, de valor permanente, sobre toda a história de Brasília. Porém, poucos brasilienses sabem da importância cultural do local. “Quando se fala em arquivo, as pessoas já pensam em um lugar escuro, cheio de mofo e até bichos. O Arquivo Público do DF é um lugar vivo que leva informações, sobre toda a história de Brasília, ao encontro da sociedade”, destaca o superintendente do Arquivo Público, Luiz Ribeiro de Mendonça.

Foto: Gilda DinizO superintendente Luiz Ribeiro de Mendonça, diz que o Arquivo Público é um lugar vivo que conta a história da capital federal

Vinculado à Secretaria de Cultura do DF, o acervo abrange desde o período da interiorização, construção e inauguração até os dias atuais de Brasília. “Não ouso destacar um fato. Eu diria que há fatos que resultam o que é a nossa capital . A decisão de Juscelino Kubitschek, por si só, é o grande momento. Ele resolve lutar contra tudo e todos, mas tinha uma consciência clara de que o Brasil precisava de uma nova capital”, enfatiza Mendonça.

No ano do cinquentenário de Brasília, o arquivo planeja uma grande exposição na Esplanada dos Ministérios, durante as comemorações do aniversário da Cidade, para levar um pouco do seu acervo aos candangos. “Vamos montar tendas na esplanada com displays e banners que contam um pouco da vida de cada personagem importante dentro da construção, além de quatro bandeirões com a ordem cronológica dos fatos da história brasiliense”, complementa o superintendente. 

Além disso, o Arquivo Público do DF conta com um projeto itinerante que leva parte do acervo para as escolas públicas e particulares, além de locais públicos como shoppings e praças. “A intenção é levar a história e as informações à todos. Brasília completa 50 anos em abril, mas infelizmente poucas pessoas sabem da riqueza de informações que toda a história tem. Tem gente que nem conhece nomes como Israel Pinheiro e Luiz Cruls. Tem muita informação, é preciso visitar o Arquivo”, conclui Mendonça. O Arquivo Público do DF fica na Novacap (SAP Lote B - Bloco 41). O atendimento ao público funciona de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 16h30. Informações: 3361-1454.

Por Natalia Rodrigues - Jornal Coletivo
Fonte: Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions