sexta-feira, 9 de abril de 2010

História monitorada

Grupo de pesquisadores da Universidade de Sevilha cria sistema que permite o controle do estado de conservação de monumentos a distância. Sensores instalados na base das obras conferem dados como corrosão, temperatura, umidade e intensidade do vento     
A conservação de patrimônios históricos e culturais é um dos principais desafios para as entidades responsáveis. Para ajudar nessa árdua tarefa, pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, desenvolveram um sistema que permite o monitoramento de monumentos por controle remoto. Dessa maneira, os cientistas obtêm, à distância, informações sobre o estado de conservação e podem discutir o melhor planejamento para manter o bom estado da obra. Na base de cada construção, os especialistas instalam sensores que conferem a existência de corrosão e sua gravidade, além de posicionarem sondas para avaliar a temperatura e a umidade. Todos esses dados ficam centralizados em um terminal, que envia os resultados diretamente para os pesquisadores. O sistema conta, ainda, com o registro da velocidade e da direção do vento. As vibrações sofridas pelos monumentos também são captadas por meio de acelerômetros. Com o relatório completo em mãos, os pesquisadores iniciam um plano de metas com as prioridades para preservação dos bens.

O primeiro teste desse sistema de monitoramento foi realizado na escultura Giraldillo, de 3,5m e 128kg, que fica no topo da torre dos sinos da catedral de Santa María, em Sevilha. Em 1999, a obra precisou ser restaurada e todo o processo durou seis anos. Antes de colocarem a estrutura de bronze, em 2005, de volta ao lugar, os cientistas instalaram o equipamento. Em uma edição recente da revista Structural Health Monitoring, os engenheiros responsáveis pelo projeto divulgaram os resultados da experiência. Eles chegaram à conclusão, por exemplo, de que é necessário rajadas de vento de, pelo menos, 36km/h para que a estátua se mova. Eles também explicaram que a observação dos dados apontou que não foram registrados valores anormais nas frequências de vibração. Mário Solís, professor da Escola Superior Técnica de Engenharia e líder do experimento, ressaltou que o sistema pode, perfeitamente, ser utilizado em outros monumentos para monitorar as ações e condições meteorológicas. “O sistema fornece informações bastante precisas de grande interesse para o estudo do comportamento e estado de conservação do Giraldillo”, avaliou Solís, em entrevista à agência de notícias The Scientific Information and News Service. “Eu também acredito que essa ferramenta pode ser muito útil, no futuro, para o exame de equipamentos aeronáuticos e espaciais”, completou.
Para saber + clique no título

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions