sexta-feira, 2 de abril de 2010

Reunião de peritos sobre Melhoramento de "upstream" - processos preliminares de análise das candidaturas pelo Comité do Património Mundial


27 avr. 2010-29 avr. 2010
[Uniquement en anglais] Bangkok, Tailândia
Convenção do Património Mundial está se aproximando de dois marcos importantes: os 40 anos desde que entrou em vigor e a inscrição de número 1000 na Lista do Património Mundial. Entretanto, o próprio sucesso da Convenção do Património Mundial coloca uma série de desafios e oportunidades que não foram totalmente previstas quando adotado em 1972.
Na sua sessão de 33 (Sevilha, 2009), o Comité do Património Mundial decidiu que era hora de ponderar sobre a melhor forma de responder a estes desafios e oportunidades para uma aplicação mais efetiva nas próximas décadas da Convenção do Património Mundial .
A Assembléia Geral dos Estados Partes, em sua 17 ª Sessão, congratulou-se com a oferta do Japão e da Austrália para sediar uma reunião para explorar abordagens criativas e reduzir o número de propriedades com problemas significativos no processo de nomeação.
O Comité do Património Mundial, em decisão COM 33 14.A2 parágrafo 14 , reconheceu que existem  desafios no processo de nomeação de uma propriedade na Lista do Património Mundial. Estados integrantes podem gastar tempo e dinheiro com indicações que podem sofrer atrasos ou ser mal sucedidas. As equipes do Conselho Consultivo são, por vezes, limitados na sua capacidade de prestar apoio aos Estados integrantes sobre as nomeações possíveis devido a potenciais conflitos com os processos de avaliação. Esta assistência internacional nem sempre resultará em indicações de sucesso e o Comité do Património Mundial é frequentemente confrontado com decisões difíceis e inscrição pressionadas.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e o Ministério do Meio Ambiente, da Água, do Património e das Artes da Austrália  em cooperação com o Ministério de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia e da UNESCO World Heritage Centre, com o apoio do Escritório da UNESCO Bangkok, deverão promover uma reunião em Bangkok , Tailândia 27-29 Abril de 2010.
A reunião terá como foco as opções para melhorar e fortalecer o processo de nomeação atual. Isto incluirá o aprimoramento de processos de cotação, a verificação técnica realizada pelo Centro do Património Mundial, e os processos de avaliação realizados pelas organizações consultivas.

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions