sábado, 10 de abril de 2010

Taubaté: Inaugurado Novo Museu Mazzaropi

O novo Museu Mazzaropi foi inaugurado no dia 9 de abril, em Taubaté. O prédio, com desenho moderno, está situado bem ao lado dos antigos estúdios de Mazzaropi, os maiores da América Latina nos anos 70.




Com 1.200 metros quadrados, o novo museu fica nas dependências do Hotel Fazenda Mazzaropi, mas contará com entrada independente e estacionamento. O projeto arquitetônico do novo museu abriga uma área de exposição, auditório, loja, lanchonete e foyer. A proposta foi criar uma estrutura arquitetônica tão rica quanto o acervo. O antigo museu recebe uma média de 15 mil visitantes por ano, com a nova estrutura o número deve ser ainda maior.

O novo prédio dá continuidade ao projeto criado em 1992 e dedicado à pesquisa, preservação e divulgação da vida e obra de Mazzaropi e da cultura popular brasileira. O novo espaço permitirá ampliação de ações culturais e pedagógicas e dará maior visibilidade do extenso acervo constituído principalmente de fotos, filmes, áudios, equipamentos de cinema que estavam guardados até hoje por falta de espaço. A sala de multimídia terá possibilidade de exibir filmes de Mazzaropi e de muitos outros cineastas, em diferentes formatos de projeção de película de 35 mm (grandes cinemas), 16 mm (cineclubes) e super 8, além do moderno cinema digital.


O projeto para a construção de um novo Museu Mazzaropi começou a ser elaborado em 2000. Em 2003, quando estava concluído, o Instituto Mazzaropi, responsável pela imagem do ator, começou a busca por recursos financeiros e leis de incentivo para a construção, mas na falta de interesse, resolveu dar início às obras em 2005.


Outra grande novidade é que a partir de abril, no auditório do novo museu, com capacidade para 350 pessoas, será possível exibir os filmes de Mazzaropi em 35 mm, como era no passado. Um projetor foi totalmente restaurado. O projeto do novo museu incluiu também uma maior abertura para as visitas de escolas, já que um grupo de atores está sendo preparado para recepcionar o público e fazer um tour pelas dependências do museu com estudantes de diversas cidades.



Saiba mais sobre o Instituto Mazzaropi



Fundado em 2000, o Instituto Mazzaropi é uma entidade sem fins lucrativos, criada para cuidar da memória de Amacio Mazzaropi. Atualmente, administra o Museu Mazzaropi e a Fazenda Santa, propriedade em Taubaté, onde Mazzaropi começou a produzir seus primeiros filmes independentemente dos grandes estúdios, e os direitos de oito dos 32 filmes do ator. Para as exposições itinerantes sobre cinema nacional, a entidade está em busca de parceiros.

Autor:
Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Mazzaropi

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions