quarta-feira, 26 de maio de 2010

Diretora geral da UNESCO visita instalações do Centro de Formação para Gestão do Patrimônio


O edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, ícone da arquitetura moderna e palco de grandes eventos da vida cultural e política do país, receberá nesta quinta-feira (27 de maio), às 18 horas, a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, Irina Bokova. Acompanhada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que este ano ocupa também a presidência do Comitê do Patrimônio Mundial, e do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, a dirigente participará da cerimônia de apresentação das futuras instalações do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, aprovado na 35ª Conferência Geral da UNESCO, em Paris, no ano passado. Irina Bokova estará no Rio de Janeiro de 27 a 29 de maio para assistir ao III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações.

A unidade sediada no Palácio Capanema integrará a rede internacional de centros de Categoria II dedicados à formação de gestores do Patrimônio. De iniciativa do Iphan, terá como missão estratégica a capacitação profissional de quadros da administração pública de 17 países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, da África e da Ásia (conheça a lista completa abaixo). As atividades do Centro serão voltadas à observância das Convenções da Unesco para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (1972); para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (2003); e para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais (2005). Outro foco de atuação será o aperfeiçoamento dos sistemas de gestão dos bens localizados nos 17 países atendidos e inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.
Para atingir esses objetivos, as ações previstas deverão auxiliar no processo de formação profissional de quadros gerenciais voltados para a formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas no campo do patrimônio. Também impulsionarão as pesquisas aplicadas, o intercambio técnico e científico e a formação de uma biblioteca de referência e de um observatório de gestão dessas políticas.

Entre as prioridades do Centro estarão o desenvolvimento metodológico e a busca da excelência na gestão, sobretudo dos sítios do Patrimônio Mundial; a aplicação e a difusão dos princípios e das diretrizes das Convenções da UNESCO; a celebração de acordos regionais e bilaterais e a cooperação para o fortalecimento das instituições de âmbito nacional e local; e a construção de uma rede de agentes dedicados à gestão do patrimônio cultural nos países da região.
A administração do Centro estará a cargo do Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Articulação e Fomento – DAF do Iphan. Sua implementação será orientada por um Projeto de Cooperação Técnica e Financeira definido em parceria com a Representação da UNESCO no Brasil. No desenvolvimento de suas atividades, o Centro deverá ainda estabelecer estreita colaboração com Portugal e Espanha, bem como contar com o apoio e cooperação dos ministérios brasileiros das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia, além de universidades e centros de pesquisa e ensino nacionais e internacionais.


O Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio deverá atuar considerando o seguinte conjunto de países:
América do Sul:
Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela
África: países lusófonos e hispânicos:
Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial – país hispânico e membro associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP.
Ásia: país lusófono:
Timor-Leste

Mais informaçõesAssessoria de Comunicação Iphan
Américo Antunes – americo.antunes@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Daniel Hora – daniel.hora@iphan.gov.br
(61) 2024-6187 / 3326-6864
(61) 2024-6194 / 3226-8907
www.iphan.gov.br /http://educacaopatrimonial.wordpress.com /http://twitter.com/IphanGovBr

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions