sábado, 13 de fevereiro de 2010

Publicado edital do concurso público para o Arquivo Público do Estado

O Arquivo Público do Estado de São Paulo informa a publicação do edital do concurso público para o provimento de 60 (sessenta) vagas para o cargo de Executivo Público, sob organização da Fundação Carlos Chagas.

Maiores informações podem ser obtidas no site:www.concursosfcc.com.br

A Digitalização do Acervo de Tom Jobim

Acervo de Tom Jobim está quase todo digitalizado, permitindo o acesso on-line a versões de melodia e letra da maior parte de suas mais de 200 composições

O maestro Antonio Carlos Jobim não era um homem organizado. Em sua casa, partituras e letras de música viviam espalhadas nas gavetas e, por vezes, desapareciam. Em 1980, sua segunda mulher, Ana Lontra Jobim, decidiu dar um basta nisso. Prevendo que esse material poderia ser precioso no futuro, ela convidou a museó-loga Vera Alencar – a quem o maestro, bem-humorado, passou a chamar de "minha taxidermista" (especialista em empalhar animais) – para organizá-lo. Foi o embrião do Instituto Antonio Carlos Jobim, criado em 2001, sete anos após a morte do maestro. Dirigida pelo primeiro filho de Tom, Paulo Jobim, a instituição se tornou um exemplo raro no país. Em geral, o acervo pessoal de um autor, quando está disponível para consulta, fica restrito a pesquisadores dispostos a se embrenhar em pilhas de papéis velhos, empoeirados e mal organizados. O instituto disponibiliza pela internet (no site www.jobim.org), para qualquer interessado, quase todo o arquivo privado do maestro. O site recebe 400 visitantes por dia. Agora, o instituto vai finalizar a organização dos últimos documentos que ainda ficaram em poder da família. "A ideia é que todo o acervo, a não ser coisas muito sensíveis, que podem afetar terceiros, esteja disponível on-line", diz Paulo Jobim. São mais de 30 000 documentos de texto, foto, vídeo e áudio. Entre eles, peças deliciosas como as que mostram os rascunhos de músicas ou gravações caseiras no seu velho piano Welmar. O esboço de Wave é um desses tesouros. A canção foi feita em 1967, num hotel de Los Angeles, quando o maestro esperava impaciente a ligação de Frank Sinatra, com quem gravaria um disco naquele ano. Wave nasceu com uma letra em inglês, que começa com o verso "So close your eyes". De volta ao Brasil, Tom pediu ajuda a Chico Buarque para fazer uma letra em português. Mas a parceria não foi adiante. Chico fez apenas o primeiro verso, "Vou te contar", e desapareceu. Tom levou meses para escrevê-la sozinho. Todo esse esforço aparece transcrito no caderno de rascunhos. O maestro começa rabiscando versos duros: "Vou te contar / Das coisas que me trouxe o mar / Da correnteza que era forte / Longe das docas onde o mar vai descansar". Nas páginas seguintes, arrisca novas frases que vão se aproximando do formato final: "Melhor é não ter medo de amar / Melhor sofrer do que ficar sozinha".

Fonte: Veja/ENARA
Para conhecer o site, clique no título


História de Brasília contada em arquivos


História de Brasília contada em arquivos

Acervo de órgão conta os 50 anos da capital federal, em uma viagem que retrata da construção da cidade até os dias atuais
Juscelino Kubitschek realizou a primeira missa em Brasília, no dia 3 de maio de 1957. O então presidente da República pediu que Oscar Niemeyer fizesse o projeto de um toldo para abrigar mais de 15 mil pessoas que estiveram presentes. “Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce”, disse JK. Do projeto à construção. Do sonho à consolidação. Todos os trechos de uma das histórias mais importantes do país fazem parte do Arquivo Público do Distrito Federal, que retrata em fotos, vídeos, manuscritos, banners e documentos todo o processo de criação da capital do Brasil.Criado em 1985, o órgão tem a missão de recolher, preservar e dar acesso a documentos arquivísticos, de valor permanente, sobre toda a história de Brasília. Porém, poucos brasilienses sabem da importância cultural do local. “Quando se fala em arquivo, as pessoas já pensam em um lugar escuro, cheio de mofo e até bichos. O Arquivo Público do DF é um lugar vivo que leva informações, sobre toda a história de Brasília, ao encontro da sociedade”, destaca o superintendente do Arquivo Público, Luiz Ribeiro de Mendonça.

Foto: Gilda DinizO superintendente Luiz Ribeiro de Mendonça, diz que o Arquivo Público é um lugar vivo que conta a história da capital federal

Vinculado à Secretaria de Cultura do DF, o acervo abrange desde o período da interiorização, construção e inauguração até os dias atuais de Brasília. “Não ouso destacar um fato. Eu diria que há fatos que resultam o que é a nossa capital . A decisão de Juscelino Kubitschek, por si só, é o grande momento. Ele resolve lutar contra tudo e todos, mas tinha uma consciência clara de que o Brasil precisava de uma nova capital”, enfatiza Mendonça.

No ano do cinquentenário de Brasília, o arquivo planeja uma grande exposição na Esplanada dos Ministérios, durante as comemorações do aniversário da Cidade, para levar um pouco do seu acervo aos candangos. “Vamos montar tendas na esplanada com displays e banners que contam um pouco da vida de cada personagem importante dentro da construção, além de quatro bandeirões com a ordem cronológica dos fatos da história brasiliense”, complementa o superintendente. 

Além disso, o Arquivo Público do DF conta com um projeto itinerante que leva parte do acervo para as escolas públicas e particulares, além de locais públicos como shoppings e praças. “A intenção é levar a história e as informações à todos. Brasília completa 50 anos em abril, mas infelizmente poucas pessoas sabem da riqueza de informações que toda a história tem. Tem gente que nem conhece nomes como Israel Pinheiro e Luiz Cruls. Tem muita informação, é preciso visitar o Arquivo”, conclui Mendonça. O Arquivo Público do DF fica na Novacap (SAP Lote B - Bloco 41). O atendimento ao público funciona de segunda à sexta-feira, de 8h30 às 16h30. Informações: 3361-1454.

Por Natalia Rodrigues - Jornal Coletivo
Fonte: Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia

Comissão Carioca de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos

Veja que interessante... no Rio de Janeiro, o governo municipal reformulou a Comissão Carioca de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos nas seguintes bases:

Art. 1º Fica reformulada a composição da Comissão Carioca de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos – CCNLEP – que passa a ser composta por servidores da Administração Municipal, com formação nas áreas de História, Arquitetura, Museologia ou áreas afins.

Art. 2º Caberá a Secretaria Municipal das Culturas a coordenação e a Secretaria da Comissão.

Art. 3º As Unidades que compõem a Comissão deverão indicar ao Secretário Municipal das Culturas, no prazo máximo de cindo dias úteis a contar da publicação deste Decreto, seus representantes e suplentes, conforme abaixo:
I - Secretaria Municipal das Culturas – SMC: um coordenador, um suplente, dois membros e dois suplentes, um secretário e um suplente;
II - Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU: três membros e três suplentes;
III - Secretaria Extraordinária de Promoção, Defesa, Desenvolvimento e Revitalização do Patrimônio e da Memória Histórico Cultural da Cidade do Rio de Janeiro – SEDREPAHC: três membros e três suplentes;
IV - Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos – IPP: dois membros e dois suplentes; e,
V - Secretaria Municipal de Educação – SME: dois membros e dois suplentes.

Para saber + clique no título

Curso de Especialização em Revitalização Urbana

A Escola de Arquitetura da UFMG-Belo Horizonte, abriu inscrições para o Curso de Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica. Inscrições: 25/01 a 01/03/2010
Processo de Seleção: 03/03/2010, por entrevista e análise do curriculum/histórico escolar

Período: março de 2010 a dezembro de 2011
Carga horária total: 360 horas/aula
Horário: segunda a quinta, de 19hs às 22hs

Endereço:
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários
Telefone: (31) 3409-8820
(31) 3409-4220

End. Eletrônico: 
www.fundep.ufmg.br 
Obs. : O curso oferecerá bolsas, possibilidade de estágio remunerado e poderá ser financiado em até 18 meses
. (ACCR)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Enviar sus Fotografías para 2010


La UNESCO le invita a participar en una Exposición de fotografías en línea con motivo de la celebración del Año internacional de Acercamiento de las culturas en 2010.

El objetivo es ilustrar el "acercamiento de las culturas" en todas sus formas y en el mundo entero. El entusiasmo y el interés expresados por los Estados miembros, las Organizaciones no gubernamentales e intergubernamentales así como por la sociedad civil demuestran el alcance universal de este Año internacional (ver Lista de actividades). Las fotografías recibidas se publicarán en nuestro sitio Web dedicado al Año.
Sírvase envíar sus fotos en formato JPEG y acompañadas de una leyenda a la dirección siguiente: photo2010@unesco.org
Visitar nuestra Galería de fotos 2010.
Foto: Isla de Mozambique, Zimbabwe @ UNESO/Remongin
Fonte: portal Unesco

2010, Año internacional de Acercamiento de las Culturas - 350 propuestas de proyectos ya recibidas


En 2010 se celebra el Año Internacional de Acercamiento de las Culturas (ver Resoluciones). El objetivo de este Año consiste en poner el sello de la aproximación entra las culturas en cada política, a nivel local, nacional, regional u internacional, involucrando al mayor número de participantes.
Dado su mandato de contribuir a erigir "los baluartes de la paz en la mente de los hombres" por la cooperación internacional en sus ámbitos de competencia –a saber la educación, las ciencias, la cultura y la comunicación–, la UNESCO está llamada a desempeñar un papel determinante en la celebración del Año dentro del sistema de las Naciones Unidas. A lo largo de los años, y en particular durante la última década, la Organización ha adquirido una experiencia específica y un reconocimiento internacional por sus esfuerzos para demostrar los efectos beneficiosos de la diversidad cultural, destacando la importancia de los préstamos, transferencias y otros intercambios entre culturas.
A la luz de la aprobación del plan de acción preliminar por la conferencia general en su 35a sesión, y conforme a la letra circular CL 3880 del 15 de mayo de 2009, se lanzaron otras consultas con los Estados miembros relativas a la visibilidad de las actividades y la posibilidad de nuevas propuestas (ver el CL 3911 del 7 de enero de 2010).
Para más información:

Red Docente de América Latina y el Caribe (KIPUS)

La Red KIPUS es una alianza de organizaciones, instituciones y personas, involucradas con el desarrollo profesional y humano de los docentes. Coordinada por la UNESCO, procura contribuir al fortalecimiento del protagonismo docente en las transformaciones educativas, y ser un lugar de intercambio de ideas, saberes y experiencias. 

Contacto:red.docente.kipus@gmail.com

http://www.redkipus.org/

Servicio de Gestión del Conocimiento


El Servicio de Gestión del Conocimiento tiene a su cargo los recursos de información y conocimientos del Sector de Educación de la UNESCO, que comprenden el Portal de la Educación, el Centro de Conocimientos y los servicios editoriales.
El portal, que está disponible ya en inglés, francés y español, es la puerta de acceso a la información y el conocimiento sobre acontecimientos relativos a la educación en el mundo entero, mediante sitios web temáticos en ámbitos fundamentales. Entre otros recursos y servicios figuran las noticias actualizadas periódicamente, las publicaciones, el boletín mensual EduInfo, las estadísticas y otras herramientas interactivas, tales como los foros de debate.

El sitio web del Sector de Educación

Este sitio web ofrece noticias y artículos de fondo sobre la UNESCO que se actualizan periódicamente, así como información sobre otras actividades educativas del mundo entero, en inglés, francés y español. Además, el sitio presenta sus múltiples tareas mediante una gama de páginas temáticas organizadas bajo los títulos de Aprender a lo largo de toda la vida, Mejorar la calidad de la educación y Promover los derechos y las libertades. 
El Boletín de EduInfoEduiInfo es el boletín mensual del Sector de Educación que presenta noticias, artículos y las últimas publicaciones.
Servicios editorialesLa unidad editorial de KMS ofrece un servicio completo de publicación, desde la concepción hasta la creación, incluidos la diagramación, el diseño y la impresión en inglés y francés, la distribución y la gestión de las existencias.  El objetivo del servicio es mejorar la calidad y el número de títulos que se producen e invertir más recursos en ampliar la gama de idiomas en los que están disponibles. KMS organiza también exposiciones de publicaciones en los actos y conferencias más importantes relativos a la educación.
La gestión y regulación de la identidad visual de la UNESCO también corre a cargo de esta sección, así como todo lo tocante a los derechos de propiedad intelectual y los contratos de los autores.  
Publicaciones de la UNESCO
Una publicación emblemática del sector de educación es el Informe de Seguimiento de la EPT en el Mundo.
Todas las publicaciones de la UNESCO son accesibles en línea, por conducto de la página UNESDOC

Prêmio cultural para artistas negros espera receber 700 inscrições


Rio de Janeiro - Com cerca de 160 adesões até a semana passada, o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras espera encerrar o período de inscrições, que se estenderá até o dia 5 de março próximo, com até 700 concorrentes, disse hoje (4) a presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), Ruth Pinheiro. O prêmio é resultado de reivindicação feita ao Ministério da Cultura (Minc) pelos 160 grupos de artistas de teatro e dança que participaram do 2º Fórum de Performance Negra, realizado em Salvador (BA), em 2006. O lançamento do edital ocorreu em janeiro passado. O prêmio é uma iniciativa do Minc em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e o Cadon e tem patrocínio da Petrobras. Para saber + clique no título

Carnaval de Minas une tradições, folia e atrativos turísticos

BELO HORIZONTE [ ABN NEWS ] - Gastronomia farta, patrimônio cultural e natureza exuberante são características singulares do Carnaval em Minas Gerais, que tem atraído cada vez mais turistas de várias regiões do Brasil. Para quem procura agito, os destaques ficam por conta do resgate das tradições carnavalescas nas cidades históricas, o Carnaval a Cavalo em Bonfim e a badalação em Pompéu. Quem procura tranqüilidade, o chamado “Mar de Minas” é uma opção natural. “O Carnaval em Minas é rico em tradição, une a folia aos atrativos turísticos de cada cidade e a hospitalidade que só o mineiro tem”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, para quem o Carnaval é a melhor maneira de se divulgar um destino turístico. Para saber + clique no título

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions