sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Sé Velha de Coimbra: uma Proposta de Interpretação Museológica



Este trabalho aborda, de forma sucinta, a história da Sé Velha de Coimbra, focando alguns dos seus aspectos mais discutíveis, nomeadamente as suas origens e construção. Analisa as várias campanhas de restauro de que o edifício foi alvo: desde as dirigidas por António Augusto Gonçalves (1893-1918), passando pelas efectuadas pela DGEMN ao longo do século XX, até as iniciadas mais recentemente pelo IPPAR. Procura-se enquadrar as intervenções no contexto cronológico e ideológico em que se desenvolveram. 
Propõe-se uma nova função para a catedral, a sua reutilização para actividades culturais, nomeadamente o turismo cultural e religioso. Atendendo ao espaço e ao espólio disponíveis afigura-se que a melhor forma de dinamizar as potencialidades pedagógicas deste património será através da implementação de um centro interpretativo. Avança-se com a proposta de um percurso de visita, coerente e tanto quanto possível sequencial e de desenvolvimento de conteúdos que permitam a compreensão do monumento (tal como se apresenta hoje, mas também ao longo da sua evolução) e, simultaneamente, tornem a visita mais atractiva. Teve-se sempre presente a necessidade de não interferir com as actividades de culto religioso e de não prejudicar a conservação do edifício.


Autora: Maria Leonor de Sousa Alves da Cruz Pontes
Orientação: Irene Vaquinhas e Leontina Ventura
Dissertação de Mestrado em Museologia e Património apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Ano: 2010. Tese defendida a 9 de Fevereiro

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Inscrições abertas para os encontros do mês de março no Maria Antonia

O Centro Cultural Maria Antonia já divulgou a programação para os encontros do mês de março. A primeira série é composta pelos temas: Tragédia em transe, com Vadim Nikitim e Patrimônio Cultural: Desafios Contemporâneos, com Antônio Arantes. Tragédia em transe abordará o gênero clássico e sua utilização por autores como Shakespeare e o cineasta Lars Von Trier, já patrimônio cultural tratará de temas atuais como a identidade, tradição, uso do patrimônio e programas de inclusão social. Os dois módulos acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de março e custam R$ 170,00. Para conferir mais detalhes e realizar a sua inscrição, acesse: www.usp.br/mariantonia.

Centro Universitário Maria Antonia - Local: rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque Fone: (11) 3255-7182 Valor: R$ 170,00 - Horário: Tragédia em Transe, das 16h às 18h, Patrimônio Cultural, das 20h às 22h = Data: 9, 16, 23 e 30/3

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Artigo: “Inventariando Patrimónios Culturales: ocho entrevistas en museos de Lisboa”


Gostaríamos de dar aqui a conhecer a Revista E-rph (Revista Electrónica de Património Historico), editada pelo Departamento de Historia del Arte da Universidad de Granada desde 2007.
Esta revista procura estudar e reflectir sobre o património numa perspectiva integradora e globalizante. O âmbito de estudo é o território espanhol, mas a revista também aceita contribuições de carácter internacional. Tem periodicidade semestral e está disponível na internet: http://www.revistadepatrimonio.es/
O n.º 5 da revista, publicado em Dezembro de 2009 apresenta um artigo de Lorena Querol, que aborda o tema do inventário do património cultural a partir de oito museus portugueses. O título do artigo é “Inventariando Patrimónios Culturales: ocho entrevistas en museos de Lisboa”/”Inventoryng cultural heritages: eigth interviews in Lisbon Museums”. O artigo pode ser consultado em: http://www.revistadepatrimonio.es/  O n.º 5 da revista, publicado em Dezembro de 2009 apresenta um artigo de Lorena Querol, que aborda o tema do inventário do património cultural a partir de oito museus portugueses. O título do artigo é “Inventariando Patrimónios Culturales: ocho entrevistas en museos de Lisboa”/”Inventoryng cultural heritages: eigth interviews in Lisbon Museums”.  Segundo Lorena Querol “com este artigo saem a luz, por primeira vez, um conjunto de realidades relacionadas com esta função fundamental dos museus, com os seus actores sociais e com os desafios colocados pela Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (UNESCO, 2003), no contexto do panorama museológico português.” Este artigo insere-se no contexto do projecto de investigação de doutoramento de Querol, cuja tese tem por título “El Patrimonio Cultural Imaterial y la Sociomuseologia: un estudio sobre inventários”. Assim, a autora apresenta e divulga os primeiros resultados do estudo sobre inventário de património cultural no âmbito de um dos capítulos da tese, que inclui os resultados das primeiras 8 entrevistas sobre inventário e também algumas das suas primeiras reflexões sobre o tema.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions