sábado, 27 de março de 2010

Pouco tempo para salvar o Capanema!


O palácio Capanema, antiga sede do Ministério de Educação e Saúde e depois do Ministério de Educação foi sempre um centro de exelência pelo seu acervo e pelo seu uso. Atualmente funcionam nele a seção de máusica da Biblioteca Nacional, a Biblioteca Euclides da Cunha (que atende principalmente os estudantes de segundo grau), a Bilioteca Noronha Santos (considerada a mais completa na área de patrimÔnio) , o Arquivo Geral do Iphan (visitado por pesquisadores do BRasil e de fora do pais), O IPHAN, a FUNARTE, a Delegacia do Ministério da Educação, a Delegacia do Ministério da Cultura,essas  e outras instituiçãoes. Em fim o edifício tombado como Patrimônio Nacional, considerado como Patrimônio da HUmanidade está sendo objeto de iniciativas demagógicas que visam converté-lo em um mercado. Não sabemos se os digníssimos parlamentares que estudaram a doação e mudança de uso do edifício, pelo menos conhecem o monumento e um pouco de sua história.

Assine a lista e divulgue-a por respeito ao Rio de Janeiro e ao Brasil
Atenciosamente
José Aguilera

 Estamos correndo contra o tempo. O projeto de lei nº 2.929/ 2008, de autoria do senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que autoriza a União a doar o Palácio Gustavo Capanema ao Estado do Rio de Janeiro já foi aprovado no Senado em caráter conclusivo, agora tramita na Câmara onde obteve a aprovação em duas comissões permanentes. O futuro do Capanema está nas mãos do deputado Pedro Eugênio (PT-PE), relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação, a última instância de decisão na Câmara. O deputado pernambucano virá ao Rio no dia 12 de abril para reunir-se com representantes das instituições que utilizam aquele espaço e, em seguida, com Molon e alguns intelectuais e artistas que são contrários à doação e defendem a manutenção do prédio como espaço da educação e da cultura. Independente dessa iniciativa do senador, existe também a intenção do governo do estado de instalar o Comitê Organizador das Olimpíadasno palácio. Com o objetivo de sensibilizar o governo federal para a manutenção da vocação histórica do prédio, que já conta com um projeto de revitalização, estamos coletando assinaturas através de uma petição online.
- Assine a petição on-line:http://bit.ly/capanema ou

- Imprima o abaixo-assinado
e recolha suas assinaturas também!
Baixe o modelo em:
http://bit.ly/capanemaimpresso
O documento deve ser entregue no endereço:
Rua Dom Manuel S/N, sala 402 – Centro / Praça XV
Tel: (21) 2588-1402

Cinema africano é tema da nova programação do Cinusp


Nesta segunda-feira, dia 29/3, tem início a nova mostra do Cinusp que apresentará filmes africanos. Entre os títulos exibidos estão Carta camponesaTaafe Fanga e Poder de saia.
“Clássicos Africanos” fica em cartaz até 9/4, sempre em duas sessões gratuitas, às 16h e às 19h. Para conferir a programação completa, acesse:www.usp.br/cinusp.
Cinusp rua do Anfiteatro, 181, Cidade UniversitáriaFone: (11) 3091-3540Ingresso: entrada grauitaHorário: às 16h e às 19hData: de 29/3 até 9/4

quarta-feira, 24 de março de 2010


Data de publicação: Tuesday, 23 March 2010

Comunicamos o falecimento do professor  István Jancsó, ocorrido hoje, dia 23 de março. Professor titular da Universidade e pesquisador renomado na área de História, Jancsó ocupava, atualmente, a coordenação geral do Projeto Brasiliana USP. O velório será realizado a partir das 11h30, no Hospital Beneficiência Portuguesa (Rua Maestro Cardim, 769, Bela Vista, São Paulo), de onde será levado para o Crematório da Vila Alpina (av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina), em horário a confirmar.
Com informações de Adriana Cruz
Assessora de Imprensa da Reitoria da USP

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions