sábado, 24 de abril de 2010

Os anos brasileiros, entre as décadas de 1930 e 1940, marcaram a vida e a obra do historiador francês Fernand Braudel

Discreto, pesquisador incansável, com fama de excelente professor, Fernand Braudel iniciou sua trajetória como historiador no final dos anos 1920. Nas duas décadas seguintes viveria fora da França. De início, parte para a Argélia, onde o mar lhe provoca a primeira grande inspiração. O acaso o traz ao Brasil: o suicídio de um professor titular que já havia sido nomeado para o cargo. Traz tanto material de pesquisa que, ao se instalar em São Paulo, precisa alugar um outro quarto de hotel.
Dizia Braudel que “se tornou inteligente” quando conheceu o Brasil. Para entender tal afirmação é preciso, antes, conhecer aquilo que caracteriza sua obra: trata-se, como destaca Corrêa Lima, da busca da longa duração, ou seja, das permanências e das realidades duradouras nos processos históricos, tanto nas relações do ser humano com o meio quanto nas formas de vida coletiva e nas civilizações. No Brasil ele encontrou um país novo, de dimensões continentais e natureza tropical, uma sociedade em formação contrastando com o Velho Continente, que, no entanto, o fazia imaginar o passado distante da Europa. 

Essa temporada tropical de Braudel é o tema do estudo do historiador Luis Corrêa Lima, paulista, radicado no Rio de Janeiro, da PUC-RJ, autor de Fernand Braudel e o Brasil – Vivência e brasilianismo (1935-1945), recém-lançado pela Edusp, resultado de sua tese de doutorado pela Universidade de Brasília (UnB), em que analisa justamente o impacto que o país teve sobre o intelectual francês e vice-versa. “Foi no Brasil que ele ‘vestiu a camisa’ da renovação historiográfica preconizada pelos Annales, com um conjunto de intuições que configuraram o seu Mediterrâneo e fizeram dele um grande historiador, ao mesmo tempo original e herdeiro de Lucien Febvre”, argumenta Corrêa Lima.
Para saber + clique no título

Novos textos de Manuela Carneiro da Cunha


Pesquisadora Manuela Carneiro da Cunha, que acaba de se aposentar como titular da Universidade de Chicago, lança coletânea de  textos Carlos Haag
Para ler e saber + clique no título

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Pensador alemão da era digital - 26/abril, Roda Viva, 22h

O Roda Viva desta segunda-feira discute o futuro da comunicação e da mídia social com o pensador alemão Gerd Leonhard - escritor, músico, estudioso da era digital e reconhecido como um dos principais futuristas de mídia no mundo. Ele analisa as tendências do mundo digital e aponta caminhos para a pesquisa tecnológica e para o desenvolvimento de novos produtos e conteúdos. 
Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa. http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

Seminário Temático "Metamorfoses do rural contemporâneo" - 25 e 29 de outubro de 2010, Caxambu/MG

Prezados(as) colegas,
É com satisfaçao que comunicamos a abertura do período de inscriçoes para
o próximo Encontro Anual da Anpocs, a se realizar entre 25 e 29 de outubro de 2010. O Seminário Temático "Metamorfoses do rural contemporâneo" será coordenado por mim, Rodrigo Constante Martins (UFSCAR) e pelo colega Flàvio  Sacco dos Anjos (ÙFPEL). Este será o único ST dedicado a temática agrário-rural no encontro. O período de inscrição de trabalhos é de 26/03 a 26/04, na pagina do evento http://www.encontroanpocs.org.br/2010/. Teremos enorme interesse em contar com a sua participação. Abraços

Rodrigo Constante Martins
Flávio Sacco dos Anjos

Seminário: Multiculturalismo do Bom Retiro e as Políticas de Patrimônio do IPHAN

Prezados,
A Superintendência Regional do IPHAN em São Paulo tem o prazer de informar a conclusão de parte significativa de seus trabalhos desenvolvidos durante estes anos no Bom Retiro. As pesquisas e atividades não teriam sido possíveis sem a ajuda de parceiros e amigos que sempre estiveram envolvidos nesta empreitada, para o reconhecimento do "Multiculturalismo do Bom Retiro" como Patrimônio Cultural Brasileiro. É com orgulho e prazer que convidamos todos vocês para o Seminário: Multiculturalismo do Bom Retiro e as Políticas de Patrimônio do IPHAN, a ser realizado no dia 04 de maio, terça-feira, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, sito à Rua Três Rios, 363 ? Bom Retiro, para a apresentação dos trabalhos já realizados pelo IPHAN e para discutir os próximos encaminhamentos do projeto junto aos grupos locais do Bom Retiro. O seminário será realizado no período da manhã e tarde, e à noite será a exibição do documentário ?Bom Retiro de Mil Povos?, com o lançamento do CD-rom Inventário de Referências Culturais do Bom Retiro.Por favor, repassem para amigos e possíveis interessados. A presença de todos é muito importante. Atenciosamente,
Simone Toji - Técnica IPHAN/SP e Naira Uehara - Pesquisadora INRC Bom Retiro

Nova Odessa/SP em busca de sua História


Caros amigos,
Convidamos a todos para  o Seminário "Passado, Presente, Futuro: Valorização de Nossa História" em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio, visando divulgar alguns conhecimentos específicos relacionados a diferentes formas de se registrar e conservar a História. O Seminário é voltado a pessoas ligadas à área de museus, centros de memória, arquivos, professores e alunos de História e interessados em geral. Para tanto, vamos contar com palestrantes de renome que irão compartilhar conosco um pouco de sua vasta experiência. Os participantes receberão CD com o conteúdo das palestras além de certificado e pasta com material de divulgação. Paralelamente ao Seminário, os presentes poderão apreciar a Exposição fotográfica "Túnel do Tempo", retratando um pouco da história do Instituto de Zootecnia, criado em 1905, além de objetos relativos à vida rural de tempos passados. Segue em anexo nossa programação. Qualquer dúvida, entrem em contato conosco. Aguardamos a presença de todos!!
Daina Gutmanis
Instituto de Zootecnia - APTA - SAA
Nova Odessa - SP
Fone: (19) 3466-9805
Site: 
www.iz.sp.gov.br

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions