sábado, 27 de novembro de 2010

Unicampinas faz a sua primeira viagem

 Julice Dutra Lopes chegou à Unicamp em 2007. Em 2010 já  defendeu sua dissertação de mestrado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e está cursando o doutorado na área de óleos e gorduras. Há dois anos sua mãe, Maria Lúcia Dutra, veio fazer companhia à filha em uma casa próxima da Moradia Estudantil da Universidade, no distrito de Barão Geraldo. A lamentação de ambas é não ter mar em Campinas: “só falta uma coisa aqui, a praia”. As duas estavam nesta sexta-feira (26) entre os 44 passageiros da primeira viagem do Unicampinas, projeto  organizado pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e o Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, que pretende tornar a cidade mais próxima de seus estudantes. Julice e Maria Lúcia são de João Pessoa, na Paraíba.


Abertura oficial
Antes que o ônibus do primeiro Unicampinas deixasse o campus,  no começo da tarde, Mirza e a professora Carmem Zink, assessora da pró-reitoria de Graduação (PG), deram a largada oficial do programa, com o descerramento de uma fita. A solenidade contou com a participação dos organizadores do SAE e da Prefeitura de Campinas.

Seminário sobre Gestão do Patrimônio do Mercosu


 A primeira atividade do Centro Lucio Costa de Formação para Gestão do Patrimônio vai reunir dirigentes de órgãos culturais da América do Sul e gestores públicos. Ilhas Galápagos e Fernando de Noronha; Parque Nacional do Iguaçu e da Tijuca; as cidades de Cartagena, na Colômbia, Colônia do Sacramento, no Uruguai, e Ouro Preto, no Brasil; os sítios arqueológicos de Magé e o Centro Histórico do Rio de Janeiro, além das belezas arquitetônicas e naturais de Paraty. Esses são alguns dos cenários que vão nortear os debates no Seminário Gestão do Patrimônio no Mercosul, que acontece de 22 a 27 de novembro, no Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio - Centro Lucio Costa - no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. Coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, a primeira atividade de grande abrangência promovida pelo Centro, desde a aprovação concedida este ano pela Unesco para a sua instalação, pretende reunir 300 participantes, entre dirigentes de órgãos culturais dos países da América Sul, técnicos do Iphan e comunidade acadêmica, além de gestores públicos estaduais e municipais.

Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio
Criado em julho deste ano durante a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Brasília, o Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa - tem como missão estratégica a cooperação com países da América do Sul: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela; na África lusófona e hispânica: Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial; e na Ásia, o Timor-Leste. O Centro deve realizar ainda ações de intercâmbio e colaboração com Portugal e Espanha, e com os centros existentes na China, Noruega, México, África do Sul e Bahrein. 
Fonte: Iphan

Iphan e ENAP vão promover capacitação na área patrimonial

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e a diretora da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, Margaret Baroni, assinaram nesta terça-feira (23) um protocolo de intenções para desenvolver ações conjuntas no campo da formação, voltadas à capacitação, pesquisa e comunicação na área do patrimônio. A assinatura foi realizada durante a abertura do Seminário Gestão do Patrimônio no MERCOSUL, primeira atividade do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio – Centro Lucio Costa.

Segundo Márcia Rollemberg, diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, este protocolo será fundamental para o cumprimento da missão do Centro, tendo em vista a experiência consolidada da ENAP na formação de gestores públicos. “O trabalho realizado pela ENAP no Brasil tem um reconhecimento internacional, o que vem resultando em cooperações técnicas bilaterais com países como França, Canadá, Espanha, Portugal e China,bem como em relações multilaterais com instituições de ensino nos países ibero-americanos e do MERCOSUL”, destacou.

Fonte: Iphan 

II Encontro Paulista Memória, Saúde e Sociedade - USP, 1 e 2/12/2010




















O Teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP e o Anfiteatro da Faculdade de História da Universidade de São Paulo receberão nos dias 1 e 2 de dezembro, respectivamente, o II Encontro Paulista Memória, Saúde e Sociedade. O objetivo desse segundo evento realizado pela Rede Interdisciplinar de Pesquisa em História da Medicina e Saúde em São Paulo – RedeHiss é discutir as condições de organização, pesquisa, acesso e divulgação de trabalhos nas diferentes correntes e representações em história da medicina e afins em São Paulo e áreas aproximadas, intensificando assim o encontro e o trabalho dos pesquisadores atuantes no campo da História da Medicina e da Saúde e campos afins. Os interessados em apresentar pôsteres (iniciação científica e pós-graduação) poderão se inscrever até o dia 25 de novembro, e as inscrições para os demais estarão abertas inclusive durante os dias do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone do Museu Histórico FMUSP (11) 3061-7249 ou pelo e-mail mhistorico@museu.fm.usp.br.
Clique aqui para acessar a programação do evento.
Fonte: Espaço Colaborativo BVS Brasil

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions