sábado, 3 de setembro de 2011

A History of the World's Conflicts, as Mapped by Google - Jared Keller - Technology - The Atlantic

A History of the World's Conflicts, as Mapped by Google - Jared Keller - Technology - The Atlantic: "A History of the World's Conflicts, as Mapped by Google
SEP 2 2011, 2:51 PM ET2
A new website, Conflict History, overlays information from Wikipedia on Google Maps to create a comprehensive look at conflict

It's a sad fact of life that the history of war is inherent in humanity itself. Though Cicero defined war simply as "contending by force," armed conflicts have permeated the globe for so long that "world peace" remains a theory rather than an foreseeable moment of planetary non-violence.

While students of history often focus on single conflicts, a new website illustrates how isolated battles overlap and entwine into a never-ending strand of conflict. Conflict History is a Google Maps timeline that spotlights the course of wars across human history by scraping information from Wikipedia and Freebase."

'via Blog this'

Diário de Cuiabá

Diário de Cuiabá: "O “Dicionário de História de Mato Grosso – período colonial”, editado pela Carlini & Caniato, acaba de ser lançado. É destinado ao público em geral, aos pesquisadores, professores, estudantes dos ensinos superior, médio e fundamental. A obra, portanto, tem um caráter didático e apresenta a história da região que abrangia os atuais estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia e fazia limite com os domínios hispânicos, destacando acontecimentos e personagens, nem sempre conhecidos, que entram em cena nas linhas de um verbete ou outro."

'via Blog this'

Governo de Minas lança segundo Geopark das Américas | Defender - Defesa Civil do Patrimônio Histórico

Governo de Minas lança segundo Geopark das Américas |

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), lançou oficialmente o programa Geopark Quadrilátero Ferrífero, iniciativa que promove o desenvolvimento sustentável, atua pela preservação de sítios geológicos de especial valor científico e valoriza o patrimônio cultural local.

O lançamento foi realizado na Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), em Belo Horizonte, e contou com a presença da Unesco. O Geopark Araripe, no Ceará, foi o primeiro nas Américas a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Projeto "A Água e o Berço do Homem Americano"

Projeto "A Água e o Berço do Homem Americano":

'via Blog this'

Raoni Metuktire, chef de la tribu des indiens nomades Kayapos nommé Citoyen d'Honneur de la Ville de Paris - Paris.fr

Raoni Metuktire, chef de la tribu des indiens nomades Kayapos nommé Citoyen d'Honneur de la Ville de Paris - Paris.fr:

'via Blog this'

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi – set/2011

1º Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi – set/2011: "O I Simpósio Internacional Pietro Maria Bardi, construtor de um novo paradigma cultural realiza-se no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na UNICAMP entre os dias 12 e 13 de setembro das 10:00 às 17:30, estendendo-se ao Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP) das 14:30 às 17:30 do dia 14."

'via Blog this'

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rede da Memoria Virtual Brasileira

Conheça a
Rede da Memoria Virtual Brasileira:
da Fundação Biblioteca Nacional


Iphan prepara Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – 2011
 
31/08/2011
edital programa nacional
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan lança, ainda neste semestre, o Edital PNPI 2011 - Mapeamento e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo é promover a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro com o fomento a projetos de salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial e de pesquisa documental sobre referências culturais de grupos de imigrantes. Essa é uma ação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, instituído pelo Governo Federal em 2000

Projetos de Memória Institucional – Da elaboração à divulgação na Web 2.0

Projetos de Memória Institucional – Da elaboração à divulgação na Web 2.0
Aprimoramento acadêmico profissional. Área do conhecimento: Arte e Cultura; Biblioteconomia e Ciência da Informação. Período Início: 3 de setembro de 2011. Duração: 5 semanas (sábados). Carga horária: 20 horas. Horário: 13h às 17h.

Instituição responsável: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Prof. responsável: Profa. Dra. Eliana Almeida de Souza Rezende
Local : São Paulo, SP
Público-alvo: Gestores das áreas de Administração, Documentação, Comunicação, Ciências da Informação, História, Antropologia, Museologia, Ciências sociais, Biblioteconomia e Arquivística, e profissionais ligados às áreas de guarda documental. Pré-requisito: graduação concluída ou em curso.
Custo: R$ 600,00 (2 parcelas de R$ 300,00)
Informações: Secretaria – Coordenação de Extensão
tel.: (11) 3123-7800 ramal 829.
Site: http://www.fespsp.org.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Concurso de Fotografia da National Geographic 2011

Concurso de Fotografia da National Geographic 2011
As inscrições começam no dia 01 setembro de 2011 e termina 30 de novembro de 2011. Cada entrada consiste em um formulário de inscrição, uma única imagem, e uma taxa de entrada. A taxa de inscriçãoé 15 dólares EUA por entrada. Para participar, visitewww.ngphotocontest.com e veja todo o regulamento. As categorias para as incrições são: (1) Pessoas, (2) Locais, e (3)Natureza.

Edital MOWBrasil 2011 – Programa Memória do Mundo da UNESCO

Edital MOWBrasil 2011 – Programa Memória do Mundo da UNESCO
O Programa Memória do Mundo reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional; mantém o seu registro e lhes confere um certificado, que os identifica. O Programa facilita também a preservação e o acesso a este Patrimônio, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da Humanidade. As candidaturas deverão ser enviadas até o dia 29 de julho de 2011.
O Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MOW Brasil, em setembro de 2004. Desde a sua instalação oficial, em 2007, o Comitê lançou três editais de nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil, dos quais resultaram trinta e oito acervos documentais nominados.
O Comitê Nacional do Brasil acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas, detentoras de documentos ou conjuntos documentais de valor inquestionável e excepcional para a memória documental brasileira, estimulando a candidatura de acervos que se enquadrem nos parâmetros definidos no Edital 2011.

Nota de Falecimento Profa Eni de Mesquita Samara

NOTA DE FALECIMENTO

É com profundo pesar que a Associação Nacional de História comunica o
falecimento da Professora Dra. Eni de Mesquita Samara, do Departamento de
História da USP, ex-Presidente da ANPUH, nesta data.

O velório será na Funeral Home, das 15h às 22h de hoje.

Endereço: Rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista, São Paulo - SP.
Contato: (11) 3287-0331

Para acessar o mapa:
http://www.saopauloaqui.com.br/1/3684/funerarias/funeral-home.html

O féretro sairá do local às 11h de amanhã, dia 30/08 (terça-feira), em
direção ao Cemitério e Crematório Horto da Paz.

Rua Horto da Paz, 191 - Potuverá - Itapecerica da Serra - SP. Tel (11)
4666-5067, onde haverá a cerimônia de cremação na parte da tarde, em
horário a ser definido pela família.

Aos familiares, colegas, alunos, orientandos e amigos da Profa. Eni as
nossas mais sinceras condolências e o reconhecimento da sua importante
trajetória intelectual e associativa.

Benito Bisso Schmidt
Presidente da ANPUH (Biênio 2011-2013)
Pela Diretoria Nacional
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição
através do link
http://anpuhnacional.enviodenews.com/admin/sair.php?id=58379|921|0&uid=128042677719887300

A salvaguarda do patrimônio cultural intangível: desafios teóricos e práticos. Curso no CPC da USP, 15/09 a 03/11

A salvaguarda do patrimônio cultural intangível: desafios teóricos e práticos

Partindo do pressuposto de que patrimônio cultural e práticas de preservação são realidades históricas, portanto, mutáveis, o curso focalizará inicialmente as principais transformações ocorridas nesse âmbito das políticas culturais ao longo do século XX e os valores e sentidos que lhes são atribuídos hoje. Nesse processo, destaca-se a formação do conceito de patrimônio cultural intangível. Período: 15/09 a 03/11/2011, às quintas-feiras das 14h30 às 17h30 na sede do Centro de Preservação Cultural da USP. 


Ministrante: Prof. Dr. Antonio A. Arantes (UNICAMP)
Curso de difusão: 24h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP
Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.
Período: 15/09 a 03/11/2011, às quintas-feiras das 14h30 às 17h30
Público-alvo: Pesquisadores e agentes de preservação do patrimônio cultural
Para saber + clique no título

Patrimônios da Metrópole Paulistana

Patrimônios da Metrópole Paulistana
O livro registra em fotografias e textos, os bens culturais da Região Metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat.
O patrimônio cultural é constituído por bens móveis e imóveis considerados importantes por razões históricas, arquitetônicas, artísticas ou articuladoras da memória e de valores paulistas, além de sítios e paisagens da natureza por suas qualidades intrínsecas.  Para saber + clique no título

São Paulo tem concluída a Sinalização Turística de Tránsito


  Projeto da SPTuris contabilizou 720 placas instaladas em quase cem pontos de atração turísticaConclusão do plano era uma das metas da Agenda 2012. 

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de promoção turística e eventos), acaba de concluir a segunda fase do projeto de Sinalização Turística Viária da capital paulista. No total, foram instaladas 720 placas que indicam 99 pontos de atração turística da cidade.
Esta semana foram instaladas as  últimas placas, que ficam na região dos centros de feiras e eventos Anhembi Parque e Expo Center Norte, contemplados somente agora devido às obras de melhoria na Marginal Tietê, terminadas recentemente. A ação marca a conclusão do projeto que teve início em junho de 2008, com a inserção das primeiras 448 placas - principalmente na região central - até julho de 2009. Esta última etapa começou em maio de 2010, quando a sinalização começou a ser colocada no entorno de lugares como o Zoológico, Parque da Aclimação, Catavento Cultural, Hípica, Casa do Sertanista e Transamérica Expo, entre outros.
 Gerência de Comunicação – São Paulo Turismo (SPTuris)
Lilian Natal | Daniela Queiroz | Maria Fonseca | Marcelo Iha | Nara Sá
Press kit online: www.imprensa.spturis.com
Pedido de fotos: fotos@spturis.com

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions