terça-feira, 24 de julho de 2012

Bienal SP quer lançar publicação histórica a partir do crowdfunding


Há quase 30 edições, a Bienal Internacional de São Paulo leva à capital uma série de artistas e obras com o propósito de fazer um registro do que é a arte e para onde ela aponta naquele espaço de tempo. Em 60 anos, o evento incitou reflexões, levantou polêmicas – quem não se lembra da “Bienal do vazio”, em 2008? -, projetou novos artistas e reverenciou os consagrados – Guernica, de Picasso, esteve presente na segunda edição, em 1953.
Agora, uma equipe liderada pelo coordenador geral de Comunicação da Bienal de São Paulo, André Stolarski, se dedica a reunir todos esses insumos históricos em uma publicação, voltada aos amantes da arte. O impresso semi-artesanal, em formato de linha do tempo, terá mais de quatro metros e reunirá de maneira criativa fatos que marcaram as seis décadas de história do evento.
Episódios como a destinação de uma sala especial para Marcel Duchamp, em 1987, ou a escolha de Walter Zanini como primeiro curador geral do evento, em 1981 – curadoria que se repetiu em 1983, com Zanini pondo fim à segmentação por países e convidando ícones da arte de rua, Kenny Scharf e Keith Harring – estarão presentes na peça gráfica.
Para viabilizar o projeto, a equipe resolveu apostar também em um modelo inédito para a Bienal, o crowdfunding. A organização acredita no financiamento coletivo como um canal de relacionamento com o público.
A publicação é inspirada na linha do tempo da arte no século XX, projetada pela ilustradora Sara Fanelli para a Tate Modern, em Londres. “Pensamos que a Bienal, por sua importância na história da arte brasileira e mundial da segunda metade do século 20, justificaria por si só a realização de uma linha exclusivamente dedicada a ela”, explica Stolarski.
Além dos acontecimentos históricos, o impresso trará informações técnicas sobre cada edição, como o número de obras expostas e dados sobre o participantes. Para compor a publicação selecionando o que de mais relevante houve em todas as edições da Bienal, a equipe contou com dois pesquisadores, que coletaram e organizaram informações sobre a história do evento, num trabalho de cerca de 50 horas.

Nenhum comentário:

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions