sábado, 10 de março de 2012


XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras

XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras
O XII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras acontecerá nos dias 3 a 5 de maio de 2012. Alguns dos objetivos do evento: Proporcionar espaço para apresentação de pesquisas envolvendo o patrimônio histórico das comunidades teuto-brasileiras. Congregar interessados e articulá-los entre si, divulgando os resultados de pesquisas e experiências referentes ao patrimônio material e imaterial da imigração e colonização teuto-brasileira.
Fonte: Notícias BrasilAlemanha


VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (submissão de trabalhos)

VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura
Começou na semana passada e segue até 18 de abril o prazo para a submissão de trabalhos no VIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, que acontece entre os dias 08 e 10 de agosto. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.enecult.ufba.br.
As inscrições para participantes, sem submissão de trabalho, podem ser feitas a partir de 05 de maio.
As emendas, assim como outras informações, estão disponíveis no blog do evento : enecult.wordpress.com.
Telefone (71) 3283-6198
E-mail enecult2012@gmail.com

Programa Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Afro-brasileiro – elaboração de diagnóstico e plano de ações

IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu uma chamada pública para a apresentação de projetos no âmbito do programa Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Afro-brasileiro – elaboração de diagnóstico e plano de ações. Cadastros no Siconv até dia 20 de novembro de 2011.
O programa visa à proposição de projetos para a realização de diagnóstico sobre a questão afrodescendente no Brasil, bem como a elaboração de documentos de referência para subsidiar a implantação de ações para este segmento no âmbito da política federal do patrimônio imaterial.
Os projetos devem ser cadastrados no Siconv entre os dias 31 de outubro e 20 de novembro de 2011, no programa de número 2041120110008. Estão habilitadas a apresentar propostas entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, de qualquer região do país, com no mínimo três anos de experiência comprovada de desenvolvimento de ações relacionadas ao tema afrodescendente, e ainda experiência em atividades de produção do conhecimento no âmbito da mesma temática.
Os projetos devem ser executados dentro de um prazo máximo de um ano. Mais informações sobre os itens que devem ser contemplados no projeto estão disponíveis no próprio Sistema de Convênios-SICONV, no programa citado.
Fonte: IPHAN

Patrimônios da Metrópole Paulistana | Patrimônio Histórico

O livro registra em fotografias e textos, os bens culturais da Região Metropolitana de São Paulo tombados pelo Condephaat.

O patrimônio cultural é constituído por bens móveis e imóveis considerados importantes por razões históricas, arquitetônicas, artísticas ou articuladoras da memória e de valores paulistas, além de sítios e paisagens da natureza por suas qualidades intrínsecas.

Este livro pretende trazer uma amostra do patrimônio natural e arquitetônico da metrópole ajudando a compreender e manter vivas as histórias do estado e do país.
Detalhes do Livro
Patrimônios da Metrópole Paulistana
Autora: Margarida Cintra Gordinho
Editora Terceiro Nome
1ª Edição. 364 Páginas
Dimensão: 25 x 23 cm

    Campanha de apoio à Candidatura da Roda de Capoeira à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

    Campanha de apoio a candidatura da Capoeira a Patrimonio Mundial - Crédito: TT Catal? - DPI
    O nosso mundo da Capoeira vai firmar ainda mais a nossa Capoeira no mundo
    A Unesco, organização internacional de educação e a cultura, vai se reunir em 2013 para avaliar a inclusão da Roda de Capoeira na lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade. O Brasil já tem 2 manifestações culturais (bens imateriais) declaradas nessa lista,  o samba de roda do Recôncavo Baiano e a arte gráfica dos índios Wajãpi. Em 2013 pode ser a vez da Roda de Capoeira. È mais um passo na consolidação da Capoeira como expressão original do povo brasileiro que se oferece aos povos do mundo como prática, atitude de vida, pensamento, técnica, esporte, prazer, arte e cultura. 
     
    Não é só mais um título bonito para colocar na parede nem é mais um simples reconhecimento para compor discursos de exaltação. Vai além. É um pacto entre o Brasil (governo e sociedade) e o mundo para aumentar as bases de expansão das nossas raízes. Um passaporte a mais para abrir fronteiras e dar o tom brasileiro, detentor absoluto das raízes dessa prática, no cenário internacional. O título é um ato de fortalecimento que não interfere na autoria da Capoeira nem na autoridade dos Mestres. A Capoeira continua fiel a sabedoria dos que a criaram sem perder direitos nem sofrer intervenção em seu conceito ou prática. O que se abre é a possibilidade de criação de mais estrutura e força política. Obriga governos e instituições a um zelo mais profundo no incentivo e manutenção das políticas públicas com investimentos continuados e programas definidos a partir do diálogo.

    Bancos de teses e dissertações

    Bancos de teses e dissertações
    Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

    red latinoamericana

    Prá circular..

    red de patrimonio turistico

    red de patrimonio turistico
    Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

    Sustainable Tourism Programme - Unesco

    Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

    Casas do Patrimônio - Iphan

    Casas do Patrimônio - Iphan

    portal iphan

    portal iphan
    Portal do IPHAN

    Unesco

    Unesco
    Unesco World Heritage Centre

    world heritage

    world heritage
    1001 Wonders

    unesco portal

    agenda 21

    Patrimônio e Paisagem

    Arqueologia industrial

    Arqueologia industrial
    international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

    unesco biblioteca mundial

    unesco biblioteca mundial
    Biblioteca Digital Mundial

    itau cultural

    patrimônio e turismo

    brasil europa

    brasil europa
    BRASIL-EUROPA

    Mercado Ético

    petitions