quarta-feira, 6 de junho de 2012

Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL Cultural é encerrada com avanços para as políticas patrimonais na região.

Mercosul Cultural


Acaba de realizar-se na cidade de Córdoba, Argentina, nos dias 29 e 30 de maio de 2012, a VI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL Cultural – CPC, com a participação das delegações da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia.  Essa reunião contou, ainda e por primeira vez, com representante do Chile e da Secretaria do MERCOSUL Cultural.
Os avanços obtidos foram significativos, tendo em vista os trabalhos em curso desenvolvidos no ámbito da CPC, como o Projeto de Itinerário Cultural da Região das Missões, com a realização de sua III Reunião Técnica e apresentação de seu orçamento global consolidado; a criação da Coordenação Executiva da CPC, a instalar-se em Montevidéu, Uruguai, até que se crie a Secretaria Executiva Permanente da CPC, para dar apoio administrativo e logístico às atividades da CPC; apoiar a proposta de estrutura da CPC apresentada pelo Iphan e recomendar sua incorporação ao projeto de decisão sobre a estrutura e regulamento do MERCOSUL Cultural que será apresentado pela delegação brasileira na próxima reunião do Comitê Coordenador Regional do MERCOSUL Cultural – CCR, em Buenos Aires, Argentina, na próxima semana; aprovar a proposta de projeto de decisão do CMC – Conselho do Mercado Comum – de criação da categoria de Patrimônio Cultural do MERCOSUL apresentado pela delegação do Brasil e que deberá seguir agora sua tramitação final para sua formalização perante os países do bloco; e de reiterar ao CCR, para que se eleve à RMC, a expressa demanda de participação da CPC na organização, regulação e planejamento do Fundo MERCOSUL Cultural, quando se tratarem de projetos relacionados ao patrimônio cultural.
Leia mais:

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: Abertas as inscrições para a edição 2012

Estão abertas as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é a premiação mais importante na área do Patrimônio Cultural no Brasil e, além de completar 25 anos de existência em 2012, também celebra os 75 anos do Instituto e os 400 anos da cidade de São Luís, no Maranhão.
Os proponentes podem ser pessoas físicas ou jurídicas e têm até o dia 9 de julho para, na Superintendência Estadual do IPHAN mais próxima, inscrever seus projetos em uma das sete categorias previstas no Edital. Para tanto deve ser apresentado um dossiê ilustrado que caracterize a atividade realizada.
Comissões presididas pelas Superintendências do IPHAN promoverão a pré-seleção das ações em seus estados e Distrito Federal. As ações vencedoras na etapa estadual serão, então, encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação, que anunciará os nomes dos sete vencedores nacionais no dia 28 de setembro de 2012. Cada um receberá troféu e R$ 20 mil em dinheiro
Leia mais:
Premio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2012 - Crédito: Nubia Selen - DAF

Curso técnico em Conservação e Restauro de Bens Culturais em Ouro Preto-MG

A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP lança processo seletivo do curso técnico em Conservação e Restauro de Bens Culturais da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. As inscrições para o processo seletivo do curso técnico podem ser feitas entre os dias 24 de maio a 15 de junho, pelo site www.faop.mg.gov.br.
A seleção ocorre em junho, e as aulas têm início em agosto. No total são oferecidas 40 vagas distribuídas entre os turnos manhã e tarde.
Destinada às pessoas que já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio (a partir do 2º ano), a iniciativa capacita profissionais para analisarem, diagnosticarem e intervirem adequadamente em acervos de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. A grade curricular do curso é distribuída em quatro módulos semestrais, com carga horária total de 1552 horas, incluindo o estágio curricular.
Fonte: Banco cultural

Festival Cinema pela Verdade exibe sessões gratuitas em 81 universidades brasileiras

Em maio foi dado início, em Recife (PE), o Festival Cinema pela Verdade. A mostra, que está percorrendo 27 capitais e 81 universidades do país, exibe, gratuitamente, sessões que abordam a Ditadura Militar (1964-1985). Após a exibição de cada filme, são realizados debates sobre a temática com acadêmicos, pesquisadores e participantes. A previsão é que a última sessão do festival termine, em Brasília (DF), no mês de agosto.
veja + http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=60&cod=67676

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions