sábado, 14 de julho de 2012

Acervo digital disponibiliza lista de bordo dos navios de imigrantes


As listas de bordo dos navios de imigrantes que ancoraram no Porto de Santos entre 1888 e 1973 estarão disponíveis para consulta a partir desta sexta-feira, 13, no site do Museu da Imigração. O material histórico faz parte da segunda fase do projeto Memória da Imigração, que por meio de um banco de dados online integra o acervo digital do museu e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. A nova digitalização acrescentou 160 mil imagens ao acervo digital, que passa a contar com mais de 247 mil páginas para consulta e download gratuito. São documentos como listas com os nomes dos imigrantes embarcados, principalmente em portos europeus, com desembarque previsto no Porto de Santos. Pesquisadores, estudantes, descendentes de imigrantes e demais interessados poderão consultar o acervo.
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=220658&c=6&q=Acervo+digital+disponibiliza+lista+dos+imigrantes+que+chegaram+ao+Brasil+pelo+Porto+de+Santos

Inscrições abertas para curso de preservação Estão disponíveis 70 vagas aos interessados em se aperfeiçoar de Acervos Bibliográficos e Documentais


Estão abertas as inscrições para o 16º curso informativo de Preservação de Acervos Bibliográficos e Documentais, que ocorre entre os dias 27 e 31 de agosto, na Fundação Biblioteca Nacional (FBN), instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O curso é um dos poucos do país que orienta tecnicamente profissionais dedicados em preservar e restaurar obras em papel nos acervos em bibliotecas e museus. As aulas serão ministradas em duas fases: a primeira será composta por uma série de palestras técnicas com especialistas. A segunda etapa consiste de visitas aos museus, galerias e centros culturais do Rio de Janeiro e de estudos de casos no Centro de Conservação e Encadernação (CCE) e no Laboratório de Restauração da Coordenadoria de Preservação. Dentre os palestrantes confirmados estão o coordenador de preservação na Biblioteca Nacional, Jayme Spinelli, o diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, Ivan Coelho de Sá, e o professor Joaquim de Andrade, pesquisador da divisão de Iconografia da FBN. A taxa de inscrição é de R$ 350,00, inclusos o material de estudo e certificado de participação. As inscrições continuam abertas até completar 70 confirmações.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Itamaraty vai enviar acervo com 4 toneladas de documentos à Comissão da Verdade


Brasília – O Itamaraty vai fornecer 4 toneladas de documentos à Comissão Nacional da Verdade. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (10) que os documentos do ministério do período da ditadura militar não foram destruídos e que enviará o acervo para os membros da comissão.
A documentação do período, composta por 132 caixas, já foi entregue ao Arquivo Nacional entre 2006 e 2007. De acordo com o coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp, a cooperação com Itamaraty vai ajudar na investigação de fatos ocorridos fora do Brasil.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions