sábado, 28 de julho de 2012

Congresso Nacional de Arquivologia. Salvador, 1 a 5 de outubro

Chameleon Logo

http://www.enara.org.br/cna2012/2012/07/prorrogamos-a-promocao-v-cna-brinde-a-ordem-dos-arquivistas/
Acervo com mais de um milhão de peças para consulta imediata composto por monografias, teses e folhetos, do século XVIII aos dias atuais.  Nesta coleção, destacam-se as edições Princeps de literatura nacional, parcialmente disponíveis em microfilme. 

Foto de Obra de arte.

Fases históricas na organização do catálogo: 
1883
 - a Biblioteca inaugurou seu primeiro catálogo sob a coordenação de João Saldanha com base no sistema Brunet, muito utilizado à época na França. Este é atualmente denominado Catálogo Antigo.

1946
 - passou a ser adotado um dos métodos de catalogação mais revolucionários da época, de acordo com o modelo daAmerican Library Association, o Catálogo Dicionário.

1982 
- a Biblioteca integrou-se ao sistema Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo o catálogo automatizado que, atualmente, apresenta o formato MARC.


http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=14

III Seminário Internacional de História Luso-Brasileira: Sertão e Litoral

Home


O III Seminário Internacional de História Luso-Brasileira: Sertão e Litoral pretende apresentar a produção acadêmica sempre renovada em torno desses espaços, construídos sobretudo a partir da época moderna, e que adquiriram múltiplos sentidos na história brasileira e do império ultramarino, atualizando-se no Brasil contemporâneo como objeto de pesquisa e expressão cultural. 
Sertão e litoral correspondem na história luso-afro-brasileira não apenas a supostas delimitações naturais do território, mas a espaços constituídos e transformados ao longo da história. Suas demarcações se devem, de modo geral à relação entre litoral, atividade econômica para o mercado externo, sedes urbanas e civilização. Ao sertão reservou-se a barbárie, um mundo desconhecido e ermo, ao mesmo tempo em que o interior pode sugerir um universo a ser desbravado. Nesses dois terrenos, definidos face um ao outro, se instalam variadas formas de domínio da América portuguesa e da África e toda uma reflexão historiográfica. As perspectivas do sertão e do litoral se fazem sentir também na literatura, sendo uma imagem recorrente ainda hoje na ficção portuguesa, africana como o foi na produção regionalista brasileira.
http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1370&sid=40

MP recomenda a Ibama e Funai preservação do Rio Xingu

Em razão dos protestos de indígenas que reivindicavam a realização de obras compensatórias por causa da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, o Ministério Público Federal no estado recomendou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Fundação Nacional do Índio (Funai) a tomada de providências urgentes para garantia da navegabilidade para pequenas embarcações na área do Rio Xingu onde está sendo construída a usina.
Nesta semana, índios das etnias Juruna e Arara mantiveram na aldeia durante três dias dois engenheiros da Norte Energia, o consórcio responsável pela construção da hidrelétrica. Para que os funcionários fossem liberados, foi realizada uma reunião na manhã da última sexta-feira (27) entre representantes da concessionária, da Funai, do MPF e dos indígenas.
http://correiodobrasil.com.br/mp-recomenda-a-ibama-e-funai-preservacao-do-rio-xingu/492744/

CURSO ONLINE - GESTIÓN CULTURAL 3.0: DINAMIZACIÓN DE REDES Y COMUNIDADES CULTURALES



Los proyectos culturales requieren de comunidades que les den vida y los sostengan. Los medios digitales son una oportunidad para generar esas comunidades, para lo cual necesitan convertirse en mucho más que meros canales de información. Los proyectos culturales exitosos son aquellos que pasan de formatos expositivos y unidireccionales a otros más abiertos, colaborativos e interactivos. En este curso aprenderemos a generar experiencias culturales más sociales, ricas y complejas que permitan conectar a artistas, gestores, contenidos y audiencias de manera eficaz.
Objetivos de aprendizaje
Al finalizar el curso, los participantes habrán adquirido las habilidades necesarias para poner en marcha redes y comunidades culturales robustas, relevantes y dinámicas. Conocerán las tareas y herramientas para construir audiencias, dinamizar intercambios, curar y contextualizar contenidos. Tendrán, por lo tanto, conocimientos para ejercer tareas de content curator y community manager en cultura, tanto para proyectos propios como para la inserción profesional en el campo de la gestión cultural. Estarán informados de las últimas tendencias digitales y de las nuevas formas de participación cultural.
Destinatarios
Profesionales del arte y la cultura: gestores culturales, artistas, productores, curadores, editores, docentes, diseñadores, músicos, artesanos, emprendedores independientes, profesionales creativos en general.
Fecha del curso: 17 de octubre al 21 de noviembre de 2012.
Duración: 5 semanas, incluyendo la realización del proyecto final, con una carga horaria total de 50 horas.
Modalidad y metodología
La modalidad es totalmente en línea. Se puede participar desde cualquier lugar, sin necesidad de trasladarse del país de residencia.
Más información: http://www.articaonline.com/curso-online-gestion-cultural-3-0-dinamizacion-de-redes-y-comunidades-culturales/

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Noite de Autografos - Lancamento de livros


A sede nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Brasília lançou doze novas publicações sobre o patrimônio cultural brasileiro no último dia 24 de julho. As publicações integram o Projeto Editorial do Programa Monumenta/IPHAN, que desde 2006 já editou 66 títulos. São 11 linhas editoriais relacionadas às atividades de registro e valorização do patrimônio material e imaterial, bem como a projetos de restauração e recuperação de centros históricos e de geração de emprego e renda, principais objetivos do Programa Monumenta.


Os novos livros
Passando a integrar a Coleção Grandes Obras e Intervenções, foi lançado o livro A Matriz de Santo Antônio em Tiradentes, de Olinto Rodrigues dos Santos Filho. São 332 páginas que retratam a beleza arquitetônica e a excelência da talha no estilo barroco D. João V da Matriz de Santo Antônio, na cidade de Tiradentes em Minas Gerais. A publicação contém o resultado de pesquisa histórica realizada ao longo de vinte anos para desvendar aspectos históricos e artísticos da construção e as principais intervenções promovidas desde o século XIX.
Na mesma coleção, o IPHAN lançou Os Passos de Congonhas e suas Restaurações, de Myriam Ribeiro de Oliveira. Em 268 páginas, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, de Congonhas, em Minas Gerais, volta a exibir-se na plenitude de suas cores e formas. O Programa Monumenta contribuiu promovendo a completa restauração das seis capelas da rampa de acesso ao Santuário, das 74 esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e da pintura das paredes internas que compõem os cenários de autoria do Mestre Athayde.
Na Coleção Roteiros do Patrimônio, foram lançadas quatro novas publicações. Varandas de São Luís – gradis e azulejos, o autor Olavo Pereira da Silva f., em 204 páginas, mais do que indicar roteiros de visita ao leitor, faz o registro das peculiaridades da arquitetura colonial que caracteriza a capital maranhense. Já em Igrejas e Conventos da Bahia, Maria Helena Flexor apresenta, em três volumes, os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos baianos, evidenciando o histórico do estabelecimento das ordens religiosas, a religiosidade na Bahia e suas tradições e propondo roteiros de visitação aos mais significativos.
A publicação Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes, de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Filho, traz em dois volumes o importante acervo do barroco e do rococó das igrejas de São João del-Rei e de Tiradentes, em Minas Gerais, bem como informações acerca da cultura e tradições religiosas do lugar. Em Barroco e Rococó nas Igrejas de Ouro Preto e Mariana, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos propõem aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, também em Minas Gerais, um rico painel de seu acervo cultural. São dois volumes detalhando os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características das obras dos grandes artistas do barroco e rococó e as celebrações ainda realizadas segundo práticas católicas tradicionais.
Integrando a Coleção Registro, o IPHAN apresenta a obra Arqueologia no Pelourinho, organizada por Rosana Najjar, para relatar o trabalho de pesquisa arqueológica na área da sétima etapa do Projeto de Recuperação do Centro Histórico de Salvador. Enquanto o Monumenta restaurava 76 imóveis, o IPHAN realizava a pesquisa arqueológica em 11 quarteirões daquele bairro do centro histórico.
Intervenções Urbanas na Recuperação de Centros Históricos, de Nabil Bonduki, faz parte da Coleção Arquitetura. As suas 376 páginas retratam as questões, os desafios, os limites, as possíveis soluções para a gestão do território das cidades brasileiras e têm por objetivo oferecer um balanço das ações do Programa Monumenta.
Política de Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil, de Paula Porta, com 344 páginas, busca avaliar em detalhe todas as ações desenvolvidas no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro na primeira década do século XXI. Também, oferecer uma base de dados consistente para o estabelecimento de novas políticas públicas nesse setor. 
Na série Cadernos de Memórias, foram lançados três volumes referentes ao projeto Mestres Artífices em Pernambuco, Minas Gerais e Santa Catarina. A série busca o resgate, o inventário e a permanência de saberes, práticas e técnicas construtivas tradicionais. Os volumes dedicados aos mestres artífices identificam esses profissionais em diversas regiões do país e registram os conhecimentos que utilizam no desempenho de seu ofício.

SÃO LUIZ DO PARAITINGA: CONVERSANDO SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL


 
Dia 03/08/12 (Sexta-Feira)

Local: Largo da Capela de Nossa Senhora das Mercês
17h30 – Abertura
Superintendente do IPHAN/SP, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Prefeita de São Luiz do Paraitinga, Conselho do Patrimônio de São Luiz do Paraitinga

18h30 – Conferência
“Patrimônio Imaterial como política pública” – Célia Corsino, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN.

Entrega dos resultados do Inventário de Referências Culturais de São Luiz do Paraitinga

Dia 04/08/12 (Sábado)
Local: Ceresta (Centro de Reconstrução e Desenvolvimento Sustentável de São Luiz do Paraitinga) 
14h – A experiência do Inventário de Referências Culturais de São Luiz do Paraitinga
Memórias Projetos e Consultoria/IPHAN

15h30 – Roda de Conversa: Algumas experiências de ações em patrimônio imaterial
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, representante de Congada/Moçambique, Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Luiz do Paraitinga , representante de manifestação da área rural de São Luiz do Paraitinga, Instituto Elpídio dos Santos

17h – Roda de Conversa: Por uma política de patrimônio imaterial
IPHAN e Conselho do Patrimônio de São Luiz do Paraitinga

Encerramento – Festival de Culínária Caipira 
Local:Mercado Municipal

http://iphansp.wordpress.com/

quinta-feira, 26 de julho de 2012



Em debate

Qual o saldo da Rio +20?

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro com o obejtivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.




Add caption

quarta-feira, 25 de julho de 2012


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega na próxima sexta-feira, 27 de julho, às 11h, a restauração dos painéis de azulejos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Uma missa solene, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão vai devolver o templo à comunidade, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.
Foram investidos na recuperação dos azulejos portugueses R$1,3 milhão. A obra é um dos mais expressivos conjuntos do período rococó no Brasil. Pesquisas indicam que eles vieram das melhores fábricas existentes na época em Portugual. As imagens nos azulejos persuadiam os observadores e indicavam como os fiéis deveriam se comportar perante a Igreja e a Coroa Portuguesa. O IPHAN foi responsável pela elaboração dos projetos e pela contratação dos serviços de restauração.
Os azulejos que revestem as paredes da nave, a uma altura aproximada de cinco metros, apresentam grandes composições e estão integrados com a arquitetura, completando os diversos elementos arquitetônicos, como portas, arcos, púlpitos e coro. A restauração foi necessária em função do avançado estágio de degradação dos painéis, que sofriam com o elevado grau de salinidade das alvenarias. Participaram dos trabalhos de restauração equipes multidisciplinares que atenderam às demandas técnicas e artísticas.

Cientistas e comunidades tradicionais discutem em encontro da SBPC mecanismos para integrar saberes


São Luís – Os debates da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tiveram foco hoje (25) nos saberes tradicionais e na pesquisa científica. Comunidade acadêmica e povos tradicionais discutiram mecanismos para aproximar os tipos de conhecimento produzidos por ambos como forma de enfrentar a pobreza.
Para a secretária nacional da SBPC e bióloga do Instituto Butantan, Rute Andrade, o distanciamento entre a academia e o saber tradicional foi provocado pela Convenção da Biodiversidade, construída na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio92). “Depois desse documento, passamos a ter uma exigência legal para o acesso ao conhecimento tradicional, que muitas vezes provocou conflitos. A ideia é que haja um reconhecimento entre os dois saberes para que a gente tenha uma sociedade mais justa e que se consiga a sustentabilidade que tanto se deseja”, disse.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aplicando las herramientas digitales en la difusión del patrimonio


Esta semana el municipio de Banyoles presentaba un proyecto de señalización de su patrimonio a través decódigos QR. Es un ejemplo más de un camino que están siguiendo otras localidades, intentando explorar todas las posibilidades que aporta la revolución digital. Los códigos QR, por ejemplo, ya han sido utilizados en yacimientos arqueológicos como la Ciudadela de Roses. Suponen una utilidad con bajos costes y aún en vías de explorar todas sus posibilidades. En algunos casos han sido utilizados como herramienta de trabajo en el proceso de investigación arqueológica.
De momento, las experiencias más habituales han ido encaminadas a la creación de aplicaciones para móvil y el uso de dispositivos como las tablets. En numerosas ocasiones se argumenta los altos costes que pueden suponer la aplicación de tecnologías en el patrimonio. Sin embargo, la exploración de las mismas nos reafirman en el convencimiento de que las posibilidades digitales son amplias y diversas y la clave se encuentra en dedicar horas a la creatividad, planificación y estrategia entendiendo el contexto digital en el que estamos inmersos.

Depósito Legal

Lei do Depósito Legal


O Depósito Legal é definido como a exigência, por força das Leis N. 10.994, de 14/12/2004 e 12.192, de 14/01/2010, de remessa à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, objetivando assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Estão inclusas obras de natureza bibliográfica e musical.


Para informações sobre registro de obras acesse o Escritório de Direitos AutoraisPara informações sobre "Publicações patrocinadas pela Lei de Incentivos Fiscais" acesse o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.


Materiais isentos da obrigatoriedade da lei:
  • Publicações com fins publicitários
  • Cartazes de material de propaganda
  • Publicações em xerox do original publicado
  • Calendários/ Cadernetas escolares
  • Agendas
  • Recortes de jornais
  • Obras não editadas (no prelo)
  • Folders/Convites
  • Monografias/Teses universitárias(sendo de competência das universidades de origem, sua guarda e tratamento)
  • http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=22

XIV Seminario sobre Patrimônio Cultural. Patrimônio em perigo: ações para sua proteção. Chile, 25 e 26 de julho

El robo, saqueo y pillaje, así como de importación y exportación ilícitas de bienes patrimoniales, son un daño irreparable a la memoria y el legado de un país. En todo el mundo, museos, colecciones públicas y privadas, propietarios o poseedores legítimos, edificios religiosos, instituciones culturales y sitios arqueológicos, son altamente vulnerados con esta práctica indebida.

En este contexto, el XIV Seminario sobre Patrimonio Cultural: "Patrimonio en peligro: acciones para su protección", que se realizará el 25 y 26 de julio de 2012, tiene como objetivo dialogar y reflexionar –desde una perspectiva multidisciplinaria– sobre el estado actual de la lucha contra el tráfico ilícito de bienes patrimoniales. El encuentro será, también, una instancia para buscar formas de cooperación entre los actores involucrados, contribuyendo así al desarrollo de una red de expertos en la materia en Chile.

Algunos temas que se abordarán son: la anhelada ratificación de Chile a la Convención sobre las Medidas que deben Adoptarse para Prohibir e Impedir la Importación, Exportación y la Transferencia de Propiedad ilícitas de Bienes Culturales, de la Unesco, de 1970; la legislación chilena de protección del patrimonio; el tráfico de bienes patrimoniales en Chile, Latinoamérica y el mundo, y el rol público y privado en el resguardo del patrimonio.

El seminario está orientado a profesionales de instituciones patrimoniales; a coleccionistas y anticuarios; a funcionarios de distintas reparticiones del Estado que están ligados al tema, entre ellos Servicio Nacional de Aduanas, la Policía de Investigaciones de Chile y Carabineros de Chile; y a público interesado en esta temática.


http://www.dibam.cl/seminario2012/presentacion.html

Bienal SP quer lançar publicação histórica a partir do crowdfunding


Há quase 30 edições, a Bienal Internacional de São Paulo leva à capital uma série de artistas e obras com o propósito de fazer um registro do que é a arte e para onde ela aponta naquele espaço de tempo. Em 60 anos, o evento incitou reflexões, levantou polêmicas – quem não se lembra da “Bienal do vazio”, em 2008? -, projetou novos artistas e reverenciou os consagrados – Guernica, de Picasso, esteve presente na segunda edição, em 1953.
Agora, uma equipe liderada pelo coordenador geral de Comunicação da Bienal de São Paulo, André Stolarski, se dedica a reunir todos esses insumos históricos em uma publicação, voltada aos amantes da arte. O impresso semi-artesanal, em formato de linha do tempo, terá mais de quatro metros e reunirá de maneira criativa fatos que marcaram as seis décadas de história do evento.
Episódios como a destinação de uma sala especial para Marcel Duchamp, em 1987, ou a escolha de Walter Zanini como primeiro curador geral do evento, em 1981 – curadoria que se repetiu em 1983, com Zanini pondo fim à segmentação por países e convidando ícones da arte de rua, Kenny Scharf e Keith Harring – estarão presentes na peça gráfica.
Para viabilizar o projeto, a equipe resolveu apostar também em um modelo inédito para a Bienal, o crowdfunding. A organização acredita no financiamento coletivo como um canal de relacionamento com o público.
A publicação é inspirada na linha do tempo da arte no século XX, projetada pela ilustradora Sara Fanelli para a Tate Modern, em Londres. “Pensamos que a Bienal, por sua importância na história da arte brasileira e mundial da segunda metade do século 20, justificaria por si só a realização de uma linha exclusivamente dedicada a ela”, explica Stolarski.
Além dos acontecimentos históricos, o impresso trará informações técnicas sobre cada edição, como o número de obras expostas e dados sobre o participantes. Para compor a publicação selecionando o que de mais relevante houve em todas as edições da Bienal, a equipe contou com dois pesquisadores, que coletaram e organizaram informações sobre a história do evento, num trabalho de cerca de 50 horas.

domingo, 22 de julho de 2012

Exposição com obras do artista italiano Caravaggio chega a São Paulo esta semana


São Paulo – A maior exposição já ocorrida na América Latina de obras do artista italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio chega a São Paulo esta semana, depois de passar por Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizonte. Na cidade mineira, a mostra começou no último dia 22 de maio e termina hoje (22).
Com o título Caravaggio e Seus Seguidores, a exposição na capital paulista ocorrerá no Museu de Arte de São Paulo (Masp) no período de 1º de agosto a 30 de setembro. No acervo estão seis telas de Caravaggio, que representam 10% dos trabalhos deixados por ele e mais 14 trabalhos de pintores caravaggescos, como são chamados os artistas influenciados pelo italiano. Entre as obras, estão as de autoria de Artemisia Gentileschi, Bartolomeo Cavarozzi, Giovanni Baglione, Hendrick van Somer e Jusepe di Ribera.

Quadro resumido do substitutivo ao PL que revoga a Lei Rouanet


http://www.culturaemercado.com.br/procultura/quadro-resumido-do-substitutivo-ao-pl-que-revoga-a-lei-rouanet/


Indicações à Ordem do Mérito Cultural 2012

Inscrições para a principal premiação do MinC começam na segunda-feira (23)
Brasília – A partir de segunda-feira, 23 de julho, estarão abertas as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural (OMC) para o ano de 2012. A edição deste ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, ícone da música popular brasileira, criador de ‘Asa Branca’.
A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
A homenagem, criada pelo MinC em 1995, é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro.
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Bancos de teses e dissertações

Bancos de teses e dissertações
Teses e Dissertações de 1435 universidades de 62 países

red latinoamericana

Prá circular..

red de patrimonio turistico

red de patrimonio turistico
Red Iberoamericana de Patrimonio y Turismo

Sustainable Tourism Programme - Unesco

Mais de 25 milhões de comentários e opiniões de viajantes

Casas do Patrimônio - Iphan

Casas do Patrimônio - Iphan

portal iphan

portal iphan
Portal do IPHAN

Unesco

Unesco
Unesco World Heritage Centre

world heritage

world heritage
1001 Wonders

unesco portal

agenda 21

Patrimônio e Paisagem

Arqueologia industrial

Arqueologia industrial
international organisation for industrial archaeology and the industrial heritage

unesco biblioteca mundial

unesco biblioteca mundial
Biblioteca Digital Mundial

itau cultural

patrimônio e turismo

brasil europa

brasil europa
BRASIL-EUROPA

Mercado Ético

petitions